Inclusive fashion, recognizing the need of the child wheelchair

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x10192017003

Keywords:

design, inclusive fashion, kids, wheelchair

Abstract

This project addresses social inclusion, as a resource to be stimulated by the development of fashion products. Taking into account this market demand research, part of the project, identified aspects of use, accessibility, comfort and perception of parents and therapists with regard to dress, undress and cognitive development in relation to clothing. The audience researched this project were wheelchair children with age range from eight totwelve years, parents and professionals in the health field, such as Physiotherapists, Physical Educator, Occupational Therapist and psychologists, members of institutions CEAEHH -Centro de Atividades Especiais Helena Holanda e FUNAD –Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, João Pessoa -PB, supporters this project through the sale of infrastructure and public access. The data resulted in the development of a fashion collection with differentiated modeling, versatility of uses combined with an aesthetic framework that prioritized the inclusion of wheelchair-bound child in society through the use of the usual market trends in the children's segment.

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Author Biography

Rosângela Elisa de Sousa, Centro Universitário de João Pessoa

Rosângela Elisa, nascida em 04/12/1979, mãe de Amanda Elisa, eterna amiga de Tudy Massa. É autora principal do Projeto Moda Inclusiva, Reconhecendo as Necessidades da Criança Cadeirante e tem como co-autora neste projeto sua orientadora, professora e amiga Suellen Silva de Albuquerque. 

      Sou Graduada em Design de Moda/UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa - PB no ano 2016.1. Costureira, Modelista e Fotografa. Tenho o olhar voltado para o mercado da Moda, vejo possibilidades de crescimento profissional e pessoal no desenvolvimento de projetos, que ofereça uma melhor qualidade de vida ao próximo. Me encontro profundamente envolvida, dedicada alma, corpo e coração neste projeto. Busco através de conhecimentos adquiridos ao longo dos meus estudos desenvolver técnicas que possam ajudar pessoas através da moda inclusiva, desenvolvi habilidades que podem auxiliar a percepção do conforto e do bem estar através da "Ergonômia cognitiva do vestuário", termo de pesquisa do meu projeto de moda para crianças deficientes físico. O significado desse termo, utilizado nas modelagens das peças pensadas para as crianças faz parte do principio do entendimento dos processos percepítiveis da memória, raciocinio, ou seja. Refere-se a processos mentais de respostas motoras referente ao conforto, comodidade corporal e o psicomotor relacionado a vestimenta.

"Me considero uma Pesquisadora da Moda Inclusiva, que acredita em sonhos, realiza-los é ter a certeza que estou no caminho certo, pois os sonhos nunca acabam".

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Published

2017-01-01

How to Cite

SOUSA, Rosângela Elisa de; XAVIER, Lucyana Azevedo; ALBUQUERQUE, Suellen Silva de. Inclusive fashion, recognizing the need of the child wheelchair. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 004–022, 2017. DOI: 10.5965/1982615x10192017003. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/8826. Acesso em: 18 may. 2024.