Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • o texto é original, inédito, de cunho científico consistente e não está sendo avaliado, paralelamente, para publicação por outra revista (caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor");

  • autores e coautores não têm, no momento, outro texto em processo de avaliação, nem publicaram nesta revista nos últimos dois anos;

  • todos os autores têm titulação mínima de Mestrandos, com ao menos um autor Doutor. Serão aceitos artigos com até 4 autores;

  • o texto segue os padrões de formatação e normas de acordo com modelo para: artigos, entrevistas, ensaios ou resenhas;

  • os arquivos são menores ou iguais a 2mb e o texto está em formato .doc ou .docx;

  • todas as identificações de autoria do trabalho foram removidas ou substituídas por [omitido para revisão cega] do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma a Avaliação Cega por Pares. Caso o texto seja para a seção Entrevista, desconsidere este item;

  • no cadastro do autor na plataforma E na submissão deverão constar todas as seguintes informações sobre todos os autores:

    nome completo, titulação máxima, instituição à qual se vincula (nome por extenso (sigla), cidade e sigla do estado), país, telefone, e-mail, link do Currículo Lattes, link do Orcid ID e Curriculum Vitae resumido (com extensão máxima de 150 palavras com as principais atividades na área e as principais publicações, inclusive se está vinculado a algum setor de fomento à pesquisa);

  • os autores estão cientes e concordam com as Políticas Editoriais e demais normas de publicação do ModaPalavra e-periódico.

  • os artigos aprovados para os dossiês temáticos serão publicados em português e inglês (ou espanhol), sendo que os autores serão responsáveis pela versão no segundo idioma.
  • o processo de avaliação pode ser de até 6 (seis) meses.

Diretrizes para Autores

O ModaPalavra e-periódico publica textos inéditos e de cunho científico consistente, cujos conteúdos tragam investigações no âmbito do ensino, pesquisa e produção relacionadas à moda — em seus desdobramentos sociais, históricos, tecnológicos, educacionais, econômicos e de design — entendida como campo de conhecimento indissociável da sociedade contemporânea.

A publicação é trimestral. Os textos para a seção Variata, Resenha e Entrevista são de fluxo contínuo e os artigos para o Dossiê (temático) têm submissão aberta cada início de semestre. Dos artigos submetidos ao Dossiê, cinco são selecionados para publicação. Outros artigos aprovados são publicados na edição Variata subsequente.

Recebemos textos referentes a trabalhos desenvolvidos por professores, profissionais e acadêmicos (de titulação mínima Mestrandos, em coautoria com orientador Doutor), em português, espanhol ou inglês, identificados com a temática central do periódico. Os integrantes dos Conselhos Editorial e Consultivo também poderão submeter textos à revista, desde que respeitando as normas.

Os conteúdos expressos nas contribuições publicadas pelo ModaPalavra e-periódico, bem como a revisão ortográfica e gramatical dos manuscritos, são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Informações incompletas ou errôneas no formulário no momento de submissão não serão alteradas ou incluídas durante o processo de avaliação ou após a aprovação do trabalho. Trabalhos com informações incompletas serão devolvidos aos autores.

 

Políticas Editoriais


Modelo de formatação e normas para: artigos, ensaiosentrevistas e resenhas.

Dúvidas? Entre em contato.

Dossiê

Seção destinada a artigos inéditos, de acordo com tema de cada edição, com submissão aberta à cada início de semestre. Os artigos aceitos serão publicados na edição correspondente.

 

Variata

Seção destinada à artigos inéditos, de acordo com o foco e escopo do periódico. O processo de submissão é contínuo e os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada edição.

Entrevista

Seção destinada à entrevistas inéditas, de acordo com o foco e escopo do periódico. O processo de submissão é contínuo e os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada edição.

Resenha

Seção destinada à resenhas inéditas, de acordo com o foco e escopo do periódico. O processo de submissão é contínuo e os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada edição.

Ensaios

 O texto de Ensaio deverá ter de 05 a 10 páginas.

Tradução

Seção destinada à traduções de artigos que abordem assuntos pertencentes e de fundamental importância para o foco e escopo da revista. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.