Reflexões sobre o uso de metodologias de projeto de produto no desenvolvimento de coleção de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x06122013155

Palavras-chave:

metodologia, projeto, design de produto, coleção de moda

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que descreve o desenvolvimento de uma coleção de moda a partir de um compilado de metodologias de projeto. Tal compilado procurou combinar etapas projetuais adotadas em projetos de produto com etapas utilizadas no desenvolvimento de coleções de moda. Ao final, o artigo reflete sobre os efeitos gerais da pesquisa, e, mais particularmente, sobre a aproximação realizada entre o universo metodológico de design de produto, e o universo projetual do desenvolvimento de coleções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGÃO, Mariana; MEYER, Carolina. O Maior dos mercados emergentes. Revista Exame, São Paulo, n.9, p.18-30, 2010.

BARBOSA, Lívia. et. al. O Maior dos mercados emergentes. ARAGÃO, Mariana; MEYER, Carolina.. Revista Exame, São Paulo, n.9, p.18-30, 2010.

BONSIEPE, Gui e outros. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq/Coordenação Editorial, 1984.

BONSIEPE, Gui. Teoria y practica del diseno industrial: elementos para uma manualística critica. Barcelona: G. Gili, 1978.

BÜRDEK, Bernhard E. Design:história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: E. Blücher, 2006.

BOSTON CONSULTING GROUP. et. al. O Maior dos mercados emergentes. ARAGÃO, Mariana; MEYER, Carolina.. Revista Exame, São Paulo, n.9, p.18-30, 2010.

CAMARGO, Cariane Weydmann. Princípios metodológicos do design aplicados ao ensino de projeto de produto de moda. 2012. Dissertação (Mestrado em design) – Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre.

DREYFUSS, Henry. Designing for people. New York: Allworth, 2003.

FIORINI, Verônica. Design de moda: abordagens conceituais e metodológicas. In: PIRES, Dorotéia Baduy at al. Design de moda: olhares diversos. Barueri; Perdizes: Estação das Letras e Cores, 2008. p. 95-144.

GOMES, Luiz Antônio Vidal de Negreiros; MEDEIROS. Ligia Maria Sampaio de;. Ideias, ideais e ideações: para design/desenho industrial. Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2010.

JONES, J. Christopher. Métodos de diseño.Barcelona: G. Gili, 1976.

JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

LÖBACH, Bernd. Design industrial:bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: E. Blücher, 2001.

MONTEMEZZO, Maria C. F. S. Diretrizes metodológicas para o projeto de produtos de moda no âmbito acadêmico. 2003. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru.

RECH, Sandra R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: UDESC, 2002.

REDIG, Joaquim. Design é Metodologia: Procedimentos próprios do dia-a-dia do designer. In: COELHO, L. A. L. at al. Design Método. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006. p. 169 – 178.

REDIG, Joaquim. Sobre desenho industrial (ou design) e desenho industrial no Brasil. Ed. fac-similar Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2005.

ROZENFELD, H. Gestão de Desenvolvimento de Produtos – uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

SANCHES, Maria C. de F. Projetando moda: diretrizes para a concepção de produtos. In: PIRES, Dorotéia B. at al. Design de Moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2008. p. 289-301.

SANTOS, Flávio, A. N. V. dos. MD3E (Método de desdobramento em 3 etapas): Conceito de método aberto de projeto para aplicação no ensino de design. In: LINDEN, J. C. S. de.; MARTINS, R. F. F. de. at al. Pelos caminhos do design: Metodologia de projeto. Londrina: EDUEL, 2012. p. 151 – 174.

SAYRE, Kate. et. al. O Maior dos mercados emergentes. ARAGÃO, Mariana; MEYER, Carolina.. Revista Exame, São Paulo, n.9, p.18-30, 2010.

SLACK, Nigel, CHAMBERS, Stuart, HARLAND, Christine. Administração da produção. 1ª.ed. São Paulo : Atlas, 1999.

SORGER, Richard; UDALE, Jenny. Principios básicos del diseño de moda. Barcelona: G. Gili, 2007.

STAHELIM, Camila. O esporte está na moda. Revista do Varejo, Porto Alegre n 39, p. 18-24, 2007.

TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 4. ed. Brusque: Ed. do Autor, 2007

UDALE, Jenny. Tecidos e moda. Porto Alegre: Bookman, 2009

VAN DER LINDEN, Júlio. C. de S.; LACERDA; André. P. Metodologia Projetual em tempos de Complexidade. In: LINDEN, J. C. S. de.; MARTINS, R. F. F. de. at al. Pelos caminhos do design: Metodologia de projeto. Londrina: EDUEL, 2012. p 151 – 174.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

SILVEIRA HORN, Bibiana; MEYER, Guilherme Corrêa; RIBEIRO, Vinicius Gadis. Reflexões sobre o uso de metodologias de projeto de produto no desenvolvimento de coleção de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 155–177, 2013. DOI: 10.5965/1982615x06122013155. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/3482. Acesso em: 9 dez. 2024.