Controle de Tamanho da Fonte
Políticas de IA Generativa
Essas políticas foram desencadeadas pelo surgimento de IA generativa* e tecnologias assistidas por IA, que podem ser cada vez mais usadas como ferramentas na pesquisa acadêmica. Essas políticas visam fornecer maior transparência e orientação aos autores, revisores, editores, leitores e colaboradores. O ModaPalavra e-periódico segue as diretrizes das Políticas de IA generativa da Elsevier, monitorará esse desenvolvimento e ajustará ou refinará as políticas quando apropriado. Questões éticas relacionadas ao uso de ferramentas de IA seguirão as diretrizes da ABEC e do COPE, adotadas nos Princípios Éticos e Boas Práticas.
*IA generativa é um tipo de tecnologia de inteligência artificial que pode produzir vários tipos de conteúdo, incluindo texto, imagens, áudio e dados sintéticos. Exemplos incluem ChatGPT, NovelAI, Jasper AI, Rytr AI, DALL-E, etc.
Observe que esta política se refere apenas ao processo de redação e não ao uso de ferramentas de IA para analisar e extrair insights de dados como parte do processo de pesquisa.
Quando os autores usam IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita, essas tecnologias devem ser usadas apenas para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho. A aplicação da tecnologia deve ser feita com supervisão e controle humanos e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado, porque a IA pode gerar resultados que soam autoritários que podem ser incorretos, incompletos ou tendenciosos. Os autores são responsáveis pelo conteúdo do trabalho.
Os autores devem divulgar em seu manuscrito o uso de IA e tecnologias assistidas por IA e uma declaração aparecerá no trabalho publicado. Declarar o uso dessas tecnologias apoia a transparência e a confiança entre autores, leitores, revisores, editores e colaboradores e facilita a conformidade com os termos de uso da ferramenta ou tecnologia relevante.
Os autores não devem listar a IA e as tecnologias assistidas por IA como autor ou coautor, nem citar a IA como autor. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por humanos. Cada (co-) autor é responsável por garantir que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas e a autoria requer a capacidade de aprovar a versão final do trabalho e concordar com sua submissão.
Os autores também são responsáveis por garantir que o trabalho seja original, que os autores declarados se qualifiquem para a autoria e que o trabalho não infrinja direitos de terceiros, e devem se familiarizar com os Princípios Éticos e Boas Práticas antes de enviar.
Não permitimos o uso de IA generativa ou ferramentas assistidas por IA para criar ou alterar imagens em manuscritos submetidos. Isso pode incluir aprimorar, obscurecer, mover, remover ou introduzir um recurso específico em uma imagem ou figura. Ajustes de brilho, contraste ou equilíbrio de cores são aceitáveis se e desde que não obscureçam ou eliminem qualquer informação presente no original. Ferramentas forenses de imagens ou software especializado podem ser aplicados aos manuscritos submetidos para identificar suspeitas de irregularidades de imagens.
A única exceção é se o uso de IA ou ferramentas assistidas por IA fizer parte do projeto de pesquisa ou métodos de pesquisa (como em abordagens de imagem assistida por IA para gerar ou interpretar os dados de pesquisa subjacentes, por exemplo, no campo da imagem biomédica). Se isso for feito, tal uso deve ser descrito de maneira reprodutível na seção de métodos. Isso deve incluir uma explicação de como a IA ou as ferramentas assistidas por IA foram usadas no processo de criação ou alteração da imagem e o nome do modelo ou ferramenta, números de versão e ramal e fabricante.
Os autores devem aderir às políticas de uso específicas do software de IA e garantir a atribuição correta do conteúdo. Quando aplicável, os autores podem ser solicitados a fornecer versões pré-ajustadas por IA das imagens e/ou as imagens brutas compostas usadas para criar as versões finais enviadas, para avaliação editorial. Não é permitida a utilização de IA generativa ou de ferramentas assistidas por IA na produção de obras de arte, como resumos gráficos.
O uso de IA generativa na produção da arte da capa pode, em alguns casos, ser permitido, se o autor obtiver permissão prévia do editor e da editora do periódico, puder demonstrar que todos os direitos necessários foram liberados para o uso do material relevante e garantir que haja atribuição correta do conteúdo.
Quando um pesquisador é convidado a revisar o artigo de outro pesquisador, o manuscrito deve ser tratado como um documento confidencial. Os revisores não devem fazer upload de um manuscrito enviado ou qualquer parte dele em uma ferramenta de IA generativa, pois isso pode violar a confidencialidade e os direitos de propriedade dos autores e, quando o artigo contiver informações de identificação pessoal, pode violar os direitos de privacidade de dados. Esse requisito de confidencialidade se estende ao relatório de revisão por pares, pois pode conter informações confidenciais sobre o manuscrito e/ou os autores. Por esse motivo, os revisores não devem carregar seu relatório de revisão por pares em uma ferramenta de IA, mesmo que seja apenas com o objetivo de melhorar a linguagem e a legibilidade.
A revisão por pares está no centro do ecossistema científico e o ModaPalavra e-periódico segue os mais altos padrões de integridade nesse processo. A revisão de um manuscrito científico implica responsabilidades que só podem ser atribuídas a humanos. A IA generativa ou as tecnologias assistidas por IA não devem ser usadas pelos revisores para auxiliar na revisão científica de um artigo, pois o pensamento crítico e a avaliação original necessários para a revisão por pares estão fora do escopo dessa tecnologia e existe o risco de que a tecnologia gere conclusões incorretas, incompletas ou tendenciosas sobre o manuscrito. O revisor é responsável pelo conteúdo do relatório de revisão.
A política de autores de IA do ModaPalavra e-periódico afirma que os autores podem usar IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação antes da submissão, mas apenas para melhorar a linguagem e a legibilidade de seu artigo e com a divulgação apropriada, de acordo com nossa Declaração sobre o uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA, encontrada em Modelos para Submissão. Os revisores podem encontrar essa divulgação na parte inferior do artigo em uma seção separada antes da lista de referências.
Um manuscrito submetido deve ser tratado como um documento confidencial. Os editores não devem fazer upload de um manuscrito enviado ou qualquer parte dele em uma ferramenta de IA generativa, pois isso pode violar a confidencialidade e os direitos de propriedade dos autores e, quando o artigo contiver informações de identificação pessoal, pode violar os direitos de privacidade de dados. Este requisito de confidencialidade se estende a todas as comunicações sobre o manuscrito, incluindo quaisquer cartas de notificação ou decisão, pois podem conter informações confidenciais sobre o manuscrito e/ou os autores. Por esse motivo, os editores não devem enviar suas cartas para uma ferramenta de IA, mesmo que seja apenas com o objetivo de melhorar a linguagem e a legibilidade.
A revisão por pares está no centro do ecossistema científico e o ModaPalavra e-periódico segue os mais altos padrões de integridade nesse processo. Gerenciar a avaliação editorial de um manuscrito científico implica responsabilidades que só podem ser atribuídas a humanos. IA generativa ou tecnologias assistidas por IA não devem ser usadas pelos editores para auxiliar no processo de avaliação ou tomada de decisão de um manuscrito, pois o pensamento crítico e a avaliação original necessários para este trabalho estão fora do escopo dessa tecnologia e existe o risco de que a tecnologia gere conclusões incorretas, incompletas ou tendenciosas sobre o manuscrito. O editor é responsável pelo processo editorial, pela decisão final e pela comunicação do mesmo aos autores.
A Política de IA generativa afirma que os autores podem usar IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação antes da submissão, mas apenas para melhorar a linguagem e a legibilidade de seu artigo e com a divulgação apropriada, de acordo com nossa Declaração sobre o uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA, encontrada em Modelos para Submissão. Os editores podem encontrar essa divulgação na parte inferior do artigo em uma seção separada antes da lista de referências. Se um editor suspeitar que um autor ou um revisor violou nossas políticas de IA, ele deve informar o editor-chefe.
e-ISSN: 1982-615X
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
www.udesc.br
CENTRO DE ARTES, DESIGN E MODA
www.udesc.br/ceart
PORTAL DE PERIÓDICOS UDESC
https://www.periodicos.udesc.br/
NUPA
https://www.udesc.br/ceart/periodicos
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
revistamodapalavra.ceart@udesc.br
ISSN: 1982-615x
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência e coleta dados de acesso pela ferramenta Google Analytics e pela plataforma Open Journal Systems.