Traditional costume: contemporary elements in street culture

Authors

  • Márcia Merlo Istituto Europeo di Design (IED-SP)MIMo - Museu da Indumentária e da Moda

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09182016057

Keywords:

costumes, ethnic groups, contemporaneity

Abstract

The article discusses the memory of the costumes and the way people record and interpret their relations with them. This is on the assumption that we put ourselves at all, and for that reason, too, the popular costumes reveal the political place of eachsubject on the Festa de São Benedito in Congada de Ilhabela -manifestation of African descent culture chosen to treated in this text. This study aimed to understand the role of costume in the composition of the cultural identity of black ethnic-racial group of Ilhabela, to point out how a seemingly simple costume can reveal so many meanings for the group in question. The Congada de Ilhabela is the devotion of a population to a saint; holy and black people who resisted the many prejudices and deep social and economic transformations. Therefore, the expression of that culture and tradition invented by means of a negotiated identity will be discussed. Regarding the costume, the study will be based on material culture and participant observation conducted withthis population between the years 1995 to 2002.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Márcia Merlo, Istituto Europeo di Design (IED-SP)MIMo - Museu da Indumentária e da Moda

Doutora em Ciências Sociais - Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997); graduada em Licenciatura Plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), graduação em Bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Líder do Grupo de Pesquisa Museu da Indumentária e da Moda: pesquisa e desenvolvimento de um museu digital do Diretório de Grupos de Pesquisa do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). É idealizadora e organizadora do Seminário Moda Documenta, desde 2011, do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda e dos Diálogos com o MIMo, desde 2014. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fotografia: Arte, Design e Comunicação - FADEC - UFRJ. Leciona nos cursos de Design de Moda, Design Gráfico, Design de Interiores e Design de Produto do Istituto Europeo di Design (IED-SP), onde atua nos NDEs dos cursos de Produção Joalheira e Design de Interiores. Atua no curso de Relações Internacionais da FASM como professora de Antropologia e pesquisadora da Linha de Pesquisa em Direitos Humanos do LAI (Laboratório de Análise Internacional). Sua trajetória acadêmica tem se pautado em: design, memória e sociedade, design e cultura; cultura material, cultura brasileira, memória e história; teoria, história e crítica do design; metodologia da pesquisa, teoria antropológica, etnografia urbana, museus e museologia. 

References

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. 2ª. Edição. Campinas, SP: Papirus, 2001.

GAUDITANO, Rosa; TIRAPELI, Percival. Festas de Fé. São Paulo: Metalivros, 2003.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônio. Rio de Janeiro: Coleção Museu, Memória e Cidadania, Minc/Iphan/DMCC, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

ITALIANO, Isabel et al. Para vestir a cena contemporânea: moldes e moda no Brasil do século XIX. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

LOPES, Nei. Bantos, malês e identidade negra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988.

MERLO, Márcia. Entre o mar e a mata: a memória afro-brasileira. São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. São Paulo: FAPESP: EDUC, 2005.

______________. Memória de Ilhabela: faces ocultas, vozes no ar. São Paulo: EDUC: FAPESP, 2000.

NOROGRANDO, Rafaela. Como é formado o patrimônio cultural. Estudo museológico em Portugal na temática Traje/Moda, dissertação de mestrado em Antropologia Social e Cultural, orientada por Nuno Porto e Kathia Castilho, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 2011.

BENJAMIN, Walter. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas; v. 1).

MERLO, Márcia. Congada de Ilhabela: o santo, o homem, a festa, o negro e o lugar. IN: Revista Ângulo 127, Set./Dez., 2011, p. 46-53.

MONTERO, Paula. “Globalização, identidade e diferença”. In: Novos Estudos CEBRAP, nº 49. São Paulo: Cebrap, 1997, p. 47-64.

POLLAK, Michael. “Memória, esquecimento, silêncio”. In: Estudos Históricos –Memória, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, pp. 3-15.

_______________. “Memória e identidade social”. In: Estudos Históricos –Teoria e História, Rio de Janeiro, Vol. 5, nº 10, 1992, pp. 200-212.

http://culturadigital.br/construindoosom/oficinas/marimba-de-arco/ilhabela_congada3/Acesso: 30.05.2016.

http://www.ilhabela.sp.gov.br/ilha/imagens_conteudo/userfiles/images/Acesso: 30.05.2016.

http://www.novaimprensa.com/2016/05/foto-em-foco-congada-parte-iii-o.html.

Published

2016-07-01

How to Cite

MERLO, Márcia. Traditional costume: contemporary elements in street culture. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 057–071, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09182016057. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7886. Acesso em: 19 may. 2024.