Fast-Fashion Laughing: Irreverence, Imitation and Innovation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09012015042

Keywords:

fast-fashion, fashion brand, types of innovation

Abstract

In this paper we analyze strategies used by Budha Khe Rhi, a Brazilian fashion company. Our research approach was single case study, based on document analysis, field observation and interviews with company's marketing director. In order to analyze strategies the company has implemented to innovate, we adopted the Ten Types of Innovation Framework (KELLEY et al, 2013). Budha Khe Rhi has developed as a well-known brand associated with lifestyle and experiences that young people value. Nowadays, after expansion by means of opening new stores and franchising, the company is transitioning to a strategy near to fast-fashion. Results show that it stands out in seven of the ten types of innovation framework: Profit model and Network (Configuration); Product performance (Offering); and Service, Channel, Brand and Customer Engagement (Experience). Product is not its strong point, although they have some remarkable innovations. The major innovations involve a new way to interact with fans and share the brand lifestyle. The main factor that fosters innovation is related to managers' predisposition to encourage collaborators to think about best practices on their work and also implement new solutions.

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Author Biographies

Marina Anderle Giongo, Federal University of Rio Grande do Sul

Designer de Moda, é graduada em Design de Moda e Tecnologia pela Universidade FEEVALE (2010). Doutoranda em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (previsão 2018). Mestre em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), com pesquisa realizada acerca da percepção de conforto em calcinhas. Atua como professora em cursos de moda desde 2010, em cursos técnicos (SENAC) e de extensão (FEEVALE). Desde 2013 é professora do curso de Moda da UNISINOS nas disciplinas de Tecnologia Textil I; Ergonomia; Modelagem I; Atelier de Projeto II, III e IV e V. Atuou em empresas desenvolvedoras de produto como membro da equipe de desenvolvimento (Grupo Dass, 2012) e como gerente de desenvolvimento de produto (Budha Khe Rhi, 2012-2013). Tem capítulos de livro publicados com o tema conforto do vestuário e apresentação de trabalhos acerca do tema. Seus temas de interesse são: ergonomia, conforto do vestuário, design estratégico, design de moda, gestão do design, inovação.

Daniela Szabluk, Federal University of Rio Grande do Sul

Designer, doutoranda em Design e Tecnologia pelo PGDesign da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Projeto de Artefatos. Mestre em Design e Tecnologia pelo PGDesign da UFRGS, na linha de pesquisa Design Virtual. Bacharel em Design pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2008) e Tecnóloga em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia Senac RS, no curso de Tecnologia em Produção Multimídia. Tem experiência na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nas áreas de design gráfico, design editorial, branding e identidade de marcas.

Júlio Carlos de Souza van der Linden, Federal University of Rio Grande do Sul

Designer, graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1999, 2004 e 2008). Atualmente, é professor dos cursos de graduação em Design de Produto e Design Visual e do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS. Como pesquisador, coordena o "Laboratório de Design, Cultura e Inovação" (LDCI) e o "Núcleo de Desenvolvimento de Produtos" (NDP), grupos de pesquisa da UFRGS. Tem participado do comitê científico de diversos congressos e periódicos das áreas de Design, Ergonomia e Engenharia de Produção. Publicou um livro sobre Ergonomia e Design, organizou um livro sobre Metodologia de Projeto, e tem capítulos de livros abordando temas ligados a Design e Ergonomia, além de diversos artigos em periódicos e congressos. Seus principais temas de interesse são Metodologia de Projeto no Design, Teoria do Design e Ensino de Design. 

References

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Published

2015-03-15

How to Cite

GIONGO, Marina Anderle; SZABLUK, Daniela; LINDEN, Júlio Carlos de Souza van der. Fast-Fashion Laughing: Irreverence, Imitation and Innovation. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, p. 045–057, 2015. DOI: 10.5965/1982615x09012015042. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6875. Acesso em: 15 may. 2024.

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