Elementos do design emocional e semântica na concepção da toalha de mesa visando ativar a memória afetiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x14342021191Palavras-chave:
design emocional, semântica, produtoResumo
Tradicionalmente, em torno da mesa adornada com uma toalha, a família se reúne para as refeições e constroem momentos afetivos. Desses momentos, a memória afetiva guarda imagens, sabores e cheiros, que sobrevivem ao tempo e as toalhas de mesa são as responsáveis por essas referências. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a atuação dos elementos do design emocional e as dimensões da semântica do produto para ativar a memória afetiva na concepção da toalha de mesa. Optou-se pela pesquisa qualitativa e descritiva, para a obtenção dos dados teóricos. Os resultados sugerem aplicar na metodologia projetual às contribuições de Jordan (1999), trazendo os benefícios emocionais, que dão prazer durante o uso dos produtos as contribuições de Norman (2004), que ligam as emoções a três níveis de processamento cerebral: visceral, comportamental e reflexivo, bem como a aplicação da semântica trazendo para o produto a dimensão pragmática e a dimensão emocional.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BÜRDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. 2.ed. São Paulo: Blucher, 2010.
DAMÁSIO, Antônio R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
DEMIR, E.; DESMET, P.; HEKKERT, P. Appraisal Patterns of Emotions in Human-Product Interaction. International Journal of Design, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 41-51, ago. 2009. Disponível em: http://www.ijdesign.org/index.php/IJDesign/article/view/587/259. Acesso em: 7 mar. 2023.
DESMET, P. Designing emotions. Delft, The Netherlands. Tese de Doutorado. Delft University of Technology, 2002.
DESMET, P.; HEKKERT, P. Framework of Product Experience. International Journal of Design, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 57-66, mar. 2007. Disponível em: http://www.ijdesign.org/index.php/IJDesign/article/view/66/15. Acesso em: 7 mar. 2023.
ECO, Umberto. A Estrutura Ausente. São Paulo: Perspectiva, 2005
TONETTO, Leandro; COSTA, Filipe da. Design emocional: conceitos, abordagens e perspectivas de pesquisa. Strategic Design Research Journal, [s.l.], v. 4, n. 3, p. 132-140, dez. 2011. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/article/view/4492. Acesso em: 7 mar. 2023.
HARGREAVES, Lisa Minari. O espetáculo do açúcar: banquetes, artes e artefatos. Tese (Doutorado em Teoria, Crítica e História da Arte). Universidade de Brasília, 2013. 258 p.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
MATAR, João Fernando. Design & Semântica: investigação de técnicas estatísticas para auxílio no projeto de produto. Tese apresentada a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus Bauru, Programa de Pós-Graduação em Design, 2015.
MORRIS, Charles W. Fundamentos da teoria dos signos. Trad. de Paulo Alcoforado e Milton José Pinto. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1996.
NORMAN, Donald A. Design Emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 451–472, jun. 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/405. Acesso em: 7 mar. 2023.
STRONG, R. Banquete: uma história ilustrada da culinária, dos costumes e da fartura à mesa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004.
YOUR TABLECLOTH. The tablecloth in history. Disponível em: https://yourtablecloth.blog/2013/03/20/the-tablecloth-in-history/. Acesso em: 10 nov. 2018.
WIKIPÉDIA. Toalha. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Toalha. Acesso em: 2 fev. 2018.
VAN GORP, T. ADAMS, E. Designing for Emotion. Waltham: Elsevier, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ricardo de Moura Mendonça, Icléia Silveira, Dulce Maria Holanda Maciel, Sandra Regina Rech e Lucas da Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.