Señales de cambio en la Moda: una investigación sobre las principales tendencias, desafíos y oportunidades para el sector nacional

Autores/as

  • Nathalia Coelho Oliveira Universidad Federal de Río de Janeiro image/svg+xml
  • Ana Carolina Machado Fernandes Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3558

Palabras clave:

Vectores de cambio, Tendencias, Industria de la Moda

Resumen

Este artículo se propone presentar los análisis y insights obtenidos en el mapeo de tendencias emergentes para el sector de la Moda nacional. El objetivo de este estudio es apuntar las principales tendencias en el entorno empresarial que ya están impactando en el sector de la confección, y prometen consolidarse en los próximos años, anticipando temas importantes para empresas y profesionales que deseen mantenerse relevantes en el mercado. Identificamos y destacamos ejemplos de empresas nacionales e internacionales que están liderando este cambio proponiendo acciones y estrategias innovadoras. A través del análisis de datos secundarios e información recabada de entrevistas a especialistas del sector, fue posible identificar movimientos, innovaciones tecnológicas, nuevas demandas de los consumidores, entre otros temas, fundamentales para los negocios y para la competitividad del sector Moda.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nathalia Coelho Oliveira, Universidad Federal de Río de Janeiro

Pesquisadora do Lab de Tendências da Casa Firjan. É bacharel em Design com habilitação em Moda pelo Senai Cetiqt, pós-graduada em Marketing pela ESPM, Mestranda em Design pela UFRJ. Tem experiência profissional nas áreas de pesquisa de tendências, desenvolvimento de produto e atuação como consultora e facilitadora em workshops e cursos.

 

Ana Carolina Machado Fernandes, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Coordenadora do Lab de Tendências da Casa Firjan. Doutora e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em pesquisa de comportamento e consumo. É professora de pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida - UVA. Tem experiência em pesquisa de tendências em instituições como SENAI e SENAC. E atuou em empresas e projetos de moda no mercado nacional e internacional.

 

Citas

BRUNO, F. da S. A Quarta Revolução Industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

CORSINI, C. NFT: o que é? Quais os mais caros já vendidos? Como criar um? Portal UOL, julho de 2022. Disponível em: < https://economia.uol.com.br/guia-de-economia/entenda-o-que-e-nft-onde-comprar-e-como-criar.htm>. Acesso em: fev. 2023.

FASHION, Business of. The best fashion schools in the world 2019 methodology. 2019. Disponível em: <https://www.businessoffashion.com/education/best-schools/methodology>. Acesso em: 06 set. 2022.

FIRJAN. Mapeamento da indústria criativa no Brasil. Rio de Janeiro, julho 2022. Disponível em:< https://casafirjan.com.br/sites/default/files/2022-07/Mapeamento%20da%20Ind%C3%BAstria%20Criativa%20no%20Brasil%202022.pdf >. Acesso em: 06 set. 2022.

FIRJAN IEL. Relatório Sinais de mudança da moda. Rio de Janeiro, setembro 2022.

FIA, Business School. Omnichannel: o que é, benefícios e como implantar. Dezembro, 2018. Disponível em: < https://fia.com.br/blog/omnichannel/>. Acesso em: fev. 2023.

GLOBAL, Pacto. Entenda o significado da sigla ESG (Ambiental, Social e Governança) e saiba como inserir esses princípios no dia a dia de sua empresa. Disponível em: < https://www.pactoglobal.org.br/pg/esg>. Acesso em: 13 fev. 2023.

INFOMONEY. Metaverso: tudo sobre o mundo virtual que está chamando a atenção dos investidores. 2022. Disponível em: < https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/>. Acesso em: fev. 2023.

MCKINSEY, Company; FASHION, Business Of. The State of fashion 2022. Dezembro, 2021. Disponível em: <https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/industries/retail/our%20insights/state%20of%20fashion/2022/the-state-of-fashion-2022.pdf>. Acesso em: 06 set. 2022.

RABIMOV, Stephan. Best Colleges That Are Shaping The Future Of Fashion. Portal Forbes. Disponível em:<https://www.forbes.com/sites/stephanrabimov/2021/05/26/best-colleges-that-are-shaping-the-future-of-fashion/?sh=13687661a715>. Acesso em: 06 de setembro de 2022.

REZENDE, Isabelle, ARAÚJO, Thaynara. “E-commerce registra alta de 20,56% nas vendas em janeiro de 2022.” Portal CNN, fev 2022. Disponível em: <. https://www.cnnbrasil.com.br/business/e-commerce-registra-alta-de-2056-nas-vendas-em-janeiro-de-2022/>. Acesso em: 06 de setembro de 2022.

TÕNURIST, P.; HANSON, A. (2020). Anticipatory innovation governance: Shaping the future through proactive policy making. OECD Working Papers on Public Governance, No. 44, OECD Publishing, Paris. Disponível em: <https://doi.org/ 10.1787 / cce14d80-en>. Acesso em: 31 ago. 2022.

Publicado

2023-06-05

Cómo citar

OLIVEIRA, Nathalia Coelho; FERNANDES, Ana Carolina Machado. Señales de cambio en la Moda: una investigación sobre las principales tendencias, desafíos y oportunidades para el sector nacional. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1 – 17, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3558. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23558. Acesso em: 16 may. 2024.