https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/issue/feedRevista de Ensino em Artes, Moda e Design2023-05-23T19:14:21-03:00Mara Rúbia Sant'Annareamd.ceart@udesc.brOpen Journal Systems<p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;">Periódico de Artes, Moda e Design, vinculado a programas de pós-graduação da Udesc, UFC, UFRPE e UFPE e ABEPEM.<br /><strong>ISSN</strong>: 2594-4630<br /><strong>Periodicidade</strong>: contínua<br /><strong>Ano de criação</strong>: 2017</p>https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23570Aprendizado no Instagram e influenciadoras digitais de moda: características e componentes a partir de Paulo Freire2023-05-08T18:11:11-03:00Lair Barroso Arraes Rocha Silvalair_rocha@hotmail.comAndressa Carla Palaveciniandressapalavecini@hotmail.comOlga Maria Coutinho Pépeceopepece@gmail.com<p>Na contemporaneidade os espaços de aprendizado vêm sofrendo modificações, bem como os agentes participantes nesse processo. Um dos ambientes que despontam como território de aprendizagem são as redes sociais digitais, no caso deste estudo, o Instagram. Neste contexto, como agentes de compartilhamento de uma temática que pode ser ensinada e aprendida, estão as influenciadoras digitais de moda. Buscamos identificar as características e componentes destas profissionais que que permitem o ensino do conteúdo transmitido. Para isso, utilizamos o conceito de “educador” constituído em uma tradição Freiriana. Através da realização de uma metodologia diversa, estruturada a partir do método netnográfico, identificamos nove componentes que possibilitam o processo de ensino e aprendizado. Estes componentes foram reunidos por similaridade resultando em três grupos: individuais, relacionais e contextuais e de linguagem.</p>2023-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Lair Barroso Arraes Rocha Silva, Andressa Carla Palavecini, Olga Maria Coutinho Pépecehttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23568“Plus size sai do armário”: uma análise do lugar de fala das mulheres gordas na editoria de moda da revista Donna2023-04-25T15:25:32-03:00Caroline Roveda Pilgercarolpilger@gmail.com<p>O objetivo é analisar um conjunto de matérias da revista Donna cuja temática principal é a moda relacionada às mulheres gordas sob a perspectiva do lugar de fala. Donna é uma revista feminina de Porto Alegre – RS, vendida junto ao jornal Zero Hora desde 1993. O corpus é um recorte de publicações de 2016 a 2019, que corresponde ao reposicionamento editorial da revista, ocorrido em 2017, cuja temática apostou em uma “diversidade feminina” e no que o periódico chamou de “mulheres reais”. Tenho como questionamentos centrais: de que formas Donna autoriza a existência das mulheres gordas relacionadas à moda? Quais as principais temáticas com a presença das mulheres gordas na editoria de moda? Como principais problematizações, pude constatar a inserção das mulheres gordas relacionadas às reivindicações pelo direito de inclusão na sociedade de consumo, na mídia e na moda, com a celebração dos corpos ditos “fora dos padrões”, por meio do enaltecimento estético e da possibilidade de acessar um “mundo magro”. São ações guiadas por movimentações individuais e, apesar da celebração do “orgulho plus size” e desconstrução dos padrões de beleza, há um corpo gordo padronizado pela moda, mercado e mídia – um corpo midiático gordo: o que nomeio de uma gorda adequada, uma gorda light – modelos plus size inseridas nas mídias de grande circulação e nas redes sociais, e em um universo e “estilo de vida plus size”, conquistado pela liberdade de ser bela, consumir, ter uma vida sexual e sucesso profissional.</p>2023-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Caroline Roveda Pilgerhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23546Notas para queerizar os estudos sobre modas não binárias2023-04-12T11:11:05-03:00Natalia Rosa Epaminondasnrosae@gmail.comPaulo de Oliveira Rodrigues Juniorpaulo.orjr@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo a defesa de uma postura metodológica de utilizar fontes queer para estudar projetos não binários em moda. Apresenta alguns conceitos da teoria queer e decolonial para analisar a binariedade e a não binariedade da moda, a partir de Lauretis (1994), Butler (2012[1990]), Foucault (1988) e Vergueiro (2018). Em seguida, propomos uma abordagem qualitativa a partir de estudo de caso, analisando as narrativas do designer de moda Fabio Costa e da artista e designer de moda Vicenta Perrotta a respeito de suas produções de moda não binária. Entre os resultados, identificamos que a experiência pessoal e sua trajetória como LGBTQIAPN+ refletem nas produções de moda e de vestir dessus criadores, de forma que, além de objeto de estudo, elus se tornam também fonte epistemológica para pesquisas em moda não binária.</p>2023-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Natalia Rosa Epaminondas, Paulo de Oliveira Rodrigues Juniorhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23536Análise dos figurinos do filme Marighella2023-05-08T19:26:06-03:00Maria Cecília Amaral Pintoceciliamaral.miribel@gmail.com<p>O presente artigo traz uma análise sobre o traje de cena no universo cinematográfico, a partir do filme Marighella, que tem a composição de figurinos desenvolvida pela figurinista Verônica Julian, que traz um trabalho minucioso e dedicado na produção junto a toda uma equipe. Com narrativa inspirada na biografia do guerrilheiro baiano Carlos Marighella, o longa-metragem, dirigido por Wagner Moura, escolhe retratar os últimos cinco anos de vida do fundador da Ação Libertadora Nacional. O estudo dos figurinos é pautado principalmente na obra de teóricos do cinema e também do traje de cena, e em entrevista realizada com a figurinista pela autora. A partir das referências e do material analisado foi possível entender melhor a escolha do guarda roupa dos personagens, bem como o emprego de cores e materialidades aplicadas a cada um deles e perceber a importância da integração e harmonia entre o figurino, o cenário e a produção artística como um todo para a composição visual de um filme.</p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Maria Cecília Amaral Pintohttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23565Reflexões sobre os escritos de Anni Albers: interações entre design moderno e têxteis andinos2023-05-08T14:11:10-03:00João Victor Brito dos Santo Carvalhovictorbritojoao19@gmail.comAntonio Takao Kanamarukanamaru@usp.br<p>Este artigo se debruça sobre algumas das reflexões de Anni Albers acerca do design e do pensamento projetual têxtil moderno – sistematizados em seus escritos ao longo de sua trajetória na Bauhaus e no Black Mountain College – para fazer considerações em torno de três temas principais dentro de seu trabalho: a retórica funcionalista, a centralidade da matéria-prima no pensamento projetual têxtil moderno e interações entre design e formas culturais vernaculares e tradicionais. São empregados a revisão bibliográfico-documental e levantamentos em acervos museológicos físicos e virtuais, com o objetivo de que tais reflexões possam fomentar o pensamento crítico em torno do design têxtil moderno, seu processo histórico de conformação e, principalmente, suas interações com culturas locais.</p>2023-05-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 João Victor Brito dos Santo Carvalho, Antonio Takao Kanamaruhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23564O ensino e aprendizagem da modelagem do vestuário: uma revisão sistemática de literatura2023-04-12T12:00:17-03:00Mara Rubia Theismarubiat@ifsc.edu.brEmanoela Mardulaemanoela@ifsc.edu.brEugenio Andrés Díaz Merinoeugenio.merino@ufsc.br<p>O objetivo deste estudo concentra-se em sintetizar e sistematizar pesquisas científicas nacionais e internacionais que apresentem diretrizes e estratégias didáticas para o processo ensino e aprendizagem de modelagem de roupas. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) em bases de dados de teses e dissertações, artigos científicos, em periódicos e anais de eventos. Para o recorte temporal foi estipulada a coleta de documentos publicados entre os anos de 2010 e 2022. Foram identificados um total 625 documentos dos quais, após a análise dos metadados, 173 documentos foram classificados em cinco categorias: ensino e didática, métodos, ergonomia, tecnologia e matemática. A partir da análise indutiva de 36 documentos da categoria ensino e didática, os dados foram sintetizados e sistematizados em cinco subcategorias: as metodologias pedagógicas e ferramentas inovadoras; a interdisciplinaridade; as dimensões do corpo e a antropometria; tecnologia e recursos educacionais; a integração da modelagem de roupas ao processo criativo.</p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Mara Rubia Theis, Emanoela Mardula, Eugenio Andrés Díaz Merinohttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23539Figurinos digitais: a produção e a representação holográfica em Abba Voyage2023-04-12T12:06:17-03:00Paula Regina Puhlpaula.puhl@pucrs.brSamara Kalilsamarakalil@gmail.com<p>O presente estudo objetiva compreender o papel do figurino na representação holográfica/avatares dos integrantes do ABBA no espetáculo “ABBA Voyage” (2022). Elaborados por B. Åkerlund, em conjunto com marcas, como a Dolce & Gabbana, os trajes tiveram a aprovação da banda para posterior digitalização. Traz uma análise sobre os figurinos do show “Abba Voyage”, através de postagens no perfil oficial no Instagram (@abbavoyage), entre agosto/2021 e outubro/2022, registros oficiais e imprensa especializada, para elencar os principais destaques utilizados para potencializar a representação visual dos artistas. Infere-se que os figurinos são fundamentais na linguagem visual do ABBA e, o uso de tecnologias emergentes, continuam a manter a imagem pop do grupo, sendo um norte de contato no reconhecimento dos artistas</p>2023-05-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Paula Regina Puhl, Samara Kalilhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23577Consumo, Amizade e Moda2023-04-10T10:58:07-03:00Olga Maria Coutinho Pépeceomcpepece@uem.brAna Paula Celso de Mirandaapcm7@hotmail.com<p>Entrevista realizada pelos editores da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design.</p> <p>Entrevista concedida em 04 de fevereiro de 2023, no (a) Maringá – Olga Maria Coutinho Pépece.</p> <p>Entrevista concedida em 30 de março de 2023, no (a) Rio de Janeiro – Ana Paula Celso de Miranda.</p> <p> </p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Olga Maria Coutinho Pépece, Ana Paula Celso de Mirandahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23553Moda: entre produções e pensamentos2023-04-26T23:19:16-03:00Larissa Almadalarissa_almada@yahoo.com.brAguinaldo Conrado Pintoguido.conrado@gmail.com<p>Ofertado pela primeira vez em 2022 no âmbito do Colóquio de Moda, o Grupo de Trabalho (GT) nomeado Moda: Entre Produções e Pensamentos, contribui com o campo de estudos da moda, ao ser um espaço não-disciplinado de reflexão sobre a moda enquanto campo expandido, abarcando aspectos ligados à sua produção material, comercialização, mas também à construção de modos de viver e formas de partilhas do sensível. Nessa entrevista, os coordenadores Professora Doutora Larissa Almada e Professor Doutor Guido Conrado, citam fatores importantes que compõem a ideia do respectivo GT.</p>2023-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Larissa Almada, Aguinaldo Conrado Pintohttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23579Moda e cidades: uma relação que desenha cenários de futuros 2023-04-10T10:50:06-03:00Mágda Rodrigues da Cunhamagda.cunha@gmail.comPaula Cristina Visonápvisona@unisinos.br<p>Entrevista realizada pelos editores da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design ao GT Moda, Cidades e Cenários de Futuros.</p>2023-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Mágda Rodrigues da Cunha, Paula Cristina Visonáhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23560A dimensão estética da moda: aparência, arte e sensibilidade2023-04-10T14:44:20-03:00Renata Pitombo Cidreirapitomboc@yahoo.com.brBeatriz Ferreira Piresbeatrizferreirapires@usp.br<p><strong>Entrevista realizada pelos editores da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design.</strong></p> <p>Entrevista concedida no dia 27/03/2023 remotamente.</p>2023-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Renata Pitombo Cidreira, Beatriz Ferreira Pireshttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23587Entrevista aos coordenadores do gt gestão e negócios de moda: Maya Marx Estarque e Flávio Sabrá2023-04-10T10:41:56-03:00Maya Marx Estarquemayaemarx@gmail.comFlávio Glória Caminada Sabráflaviosabra@gmail.com<p>Entrevista realizada pelos editores da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design.</p>2023-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Maya Marx Estarque, Flávio Glória Caminada Sabráhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23792Expediente2023-05-19T14:01:58-03:00Ivis Aguiar Souzaaguiarivis@gmail.com<p>Volume 7, número 2, jun. set. 2023.</p>2023-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ivis Aguiar Souzahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23810Editorial: 5º. Dossiê Especial do Colóquio de Moda 2023-05-23T19:14:21-03:00Marcelo Machado Martinsmachadomartins@yahoo.com.brMaria de Fatima da S. Costa G. de Mattos mffmattos@gmail.comCyntia Tavares Marques de Queiroz cyntiatavares@ufc.br<p>Editorial </p>2023-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Marcelo Machado Martins, Maria de Fatima da S. Costa G. de Mattos , Cyntia Tavares Marques de Queiroz