PRÁTICAS INCLUSIVAS: SEMINÁRIO MODA INCLUSIVA FORTALEZA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

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DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630322019080

Résumé

A ação de extensão Seminário Moda Inclusiva 2017 buscou ampliar as discussões sobre moda e deficiência, aprofundando as possibilidades do binômio Moda e Design com o propósito de contribuir para a melhor qualidade de vida de Pessoas com Deficiência (PCDs) considerando aspectos como ergonomia, beleza e conforto.

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Fernanda Cristina Castelo de Lima Martins, Universidade de Fortaleza

Graduada em Design de Moda pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2016.1). Possui mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001) e graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (1991). Assumiu o cargo de professora substituta da Universidade Federal do Ceará, no Curso de Enfermagem, no ano de 2006. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva: gestão do trabalho e da educação em saúde, mercado de trabalho e saúde mental. Na área da moda, vem direcionando suas atuações para o segmento da moda inclusiva e de práticas voltadas à sustentabilidade e ao artesanato, como o upcycling associado ao bordado.

Maria Fabíola Fonseca Mourão Teixeira, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás- os- Montes e Alto Douro em Vila Real- Portugal (2015-2016) Especialista em Engenharia Têxtil (2002) pelo Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Pedagogia (2000) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente, é professora do Curso de Graduação Executiva de Design de Moda da Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem interesse e experiência em Moda com ênfase em computação aplicada e têxteis, atuando principalmente nos seguintes temas: confecção, modelagem, CAD e fibras têxteis.

Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Bacharelado em Design-Moda / Instituto de Cultura e Arte / UFC. Doutora em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho-PT, área de conhecimento Gestão e Design, com a Tese Optimização do design total de malhas multifuncionais para utilização em vestuário desportivo, Projeto apoiado pelo Programa Alban  e contemplado pelo Programa ID&T-PT. Mestre em Economia Rural (UFC), com a tese Aspectos socioeconômicos do artesanato em comunidades rurais no Ceará – o bordado de Itapajé-Ce. Especialista em Engenharia Têxtil (UFC), com a monografia Fibras têxteis: uma abordagem de proteção. Graduada em Economia Doméstica (UFC). Coordenadora do Grupo de estudos em ergonomia, modelagem e materiais (GEEMM), dos Projetos Fundamentos de design para artesãos, Artesanato competitivo, Estratégias de valorização do curso de Design-Moda perante os estudantes e o mercado, Estratégias de combate à evasão do estudante de Design-Moda. Professora colaboradora do CNPq no Projeto de Pesquisa e Extensão Monitoramento e Avaliação dos Territórios Rurais Cearenses - área de concentração: confecção e artesanato.

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Publiée

2019-11-28

Comment citer

MARTINS, Fernanda Cristina Castelo de Lima; TEIXEIRA, Maria Fabíola Fonseca Mourão; FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida. PRÁTICAS INCLUSIVAS: SEMINÁRIO MODA INCLUSIVA FORTALEZA – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 080–095, 2019. DOI: 10.5965/25944630322019080. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14572. Acesso em: 11 mai. 2024.

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Ouvertures Transversales