A prática pedagógica do professor no ensino médio: percepções e narrativas de jovens mulheres

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0501

Palabras clave:

práticas pedagógicas, ensino médio, projeto de futuro

Resumen

Este artigo discute as práticas pedagógicas de docentes no ensino médio a partir das percepções e narrativas de jovens mulheres, estudantes do 3º ano. Admitindo como premissa a consideração de que o ato pedagógico é uma relação interpessoal dos alunos entre si e dos alunos com o professor, considera que o tipo de comunicação intersubjetiva produzido no espaço de relações da sala de aula viabiliza e assegura as condições de possibilidade para a descoberta de um projeto de futuro. A pesquisa qualitativa que ofereceu os subsídios para a abordagem do problema esteve fundamentada nos pressupostos da Fenomenologia Social. O percurso metodológico do trabalho de campo incluiu a análise de quatro Entrevistas Narrativas com estudantes na faixa etária de 16 a 18 anos, matriculadas em escolas públicas da cidade de Belém/PA, que foram interpretadas com base nas etapas do Método Documentário. A análise dos dados indicou que a prática pedagógica dos professores de ensino médio, para além der ser apenas um espaço de aprendizagens escolares e catalisador de relação com um saber acadêmico organizado em disciplinas, abre para as jovens a possibilidade de experimentar relações de autoconhecimento consigo mesmas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hamanda Maiara Nascimento Pontes, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília – UnB. Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília – UnB, Brasil.

Citas

ALMEIDA, Edwana Nauar de; BASSALO, Lucelia de Moraes Braga. Narrativas de professores ribeirinhos: tensões, fragilidades e desafios. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 70, p. 1169-1191, jul./set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS08. Acesso em: 20 maio 2022.

ASBRAND, Barbara. The meaning of peer-culture for the learning at school: the example of a student company. ETD Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. 02, p. 59-76, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v12i2.1188. Acesso em: 05 abr 2022.

BASSALO, Lucélia de Moraes Bassalo; PONTES, Hamanda Maiara N. "Santinha em tudo quanto era canto": um estudo sobre jovens mulheres universitárias cristãs. Revista Cocar, [s. l.], v. 10, n. 19, p. 335-360, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/798. Acesso em: 31 ago 2022

BASSALO, Lucélia de Moraes Bassalo et al. A fenomenologia social e a investigação qualitativa da educação: reflexões iniciais. In: PIMENTEL, Adelma; MALCHER, Nazareth. (org.). Diálogos Interdisciplinares em Saúde. Belém: UFPA; IFCH; PPGP; NUFEN, 2019. p. 217-240.

BASSALO, Lucélia de Moraes Braga; MORAES, Ceila Ribeiro de; SILVA, Jardinelio Reis da (orgs.). Juventude e educação no Pará: projetos de vida, trajetórias e gênero. Belém: IOEPA, 2021.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

BOHNSACK, Ralf; WELLER, Wivian. O método documentário na análise de grupos de discussão. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BOHNSACK, Ralf. Documentary method. In: FLICK, Uwe (org.). The SAGE handbook of qualitative data analysis. London: Sage, 2014.

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva: introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis: Vozes, 2020.

BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Os sentidos da presença dos jovens no ensino médio: representações da escola em três filmes de estudantes. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, p. 1223-1240, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143847. Acesso em: 10 maio 2021.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 97, p. 47-63, 1996.

DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, p. 1105-1128, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022. Acesso em: 12 set 2022.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 101-133.

FIOR, Camila Alves; MARTINS, Maria José. Experiências de escolarização de jovens de camadas populares que ingressam no ensino superior. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2595-4377.111286. Acesso em: 09 set 2022.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Representações sociais de jovens sobre a escola e suas perspectivas de futuro. Atos de Pesquisa em Educação, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 93-109, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n1p93-109. Acesso em: 09 set 2022.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Pedagogia e prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [s. l.], v. 97, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353. Acesso em: 17 out 2022.

GOMES, Angélica Paula Ferreira. Juventude e ensino médio: trajetórias, desafios e perspectivas de futuro de estudantes e São Sebastião da Boa Vista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) − Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

KRAWCZYK, Nora. Uma roda de conversa sobre os desafios do Ensino Médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 75-100.

LEÃO, Geraldo Magela Pereira. Experiências da desigualdade: os sentidos da escolarização elaborados por jovens pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, p. 31-48, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100003. Acesso em: 11 nov 2022.

LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, p. 1067-1084, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400010. Acesso em: 12 out 2022.

LECCARDI, Carmen. Para um novo significado do futuro: mudança social, jovens e tempo. Tempo social, São Paulo, v. 17, p. 35-57, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000200003. Acesso em: 06 ago. 2022.

MARTUCCELLI, Danilo. Soportes. In: MARTUCCELLI, Danilo. Gramáticas del individuo. Buenos Aires: Losada, 2008. p. 37-106.

MESQUITA, Silvana. Elementos da didática para a juventude: entre a dimensão relacional e a construção de sentidos. Revista Portuguesa de Educação, [s. l.], v. 33, n. 2, p. 200-225, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21814/rpe.15755. Acesso em: 06 ago 2022.

PONTES, Hamanda Maiara Nascimento; BASSALO, Lucélia de Moraes Braga. Os sonhos vão à escola: projetos de vida e experiências formativas de jovens mulheres no ensino médio. In: BASSALO, Lucélia de Moraes Braga; MORAES, Ceila Ribeiro de; SILVA, Jardinelio Reis da (orgs). Juventude e educação no Pará: projetos de vida, trajetórias e gênero. Belém: IOEPA, 2021, p. 73-98.

REIS, Rosemeire. Experiência escolar de jovens/alunos do ensino médio: os sentidos atribuídos à escola e aos estudos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, p. 637-652, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000300007. Acesso em: 06 ago 2022.

RIOS, Terezinha. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008, p.73-95.

SCHUTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p.2010-222.

SCHÜTZ, Alfred. A construção significativa do mundo social: uma introdução à sociologia compreensiva. Petrópolis: Vozes, 2018.

SILVA, Vanessa Afonso. Das margens do rio para o mundo: um estudo sobre as perspectivas de vida de jovens ribeirinhos estudantes do Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) − Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.

SOUZA, Maria Antônia de. Prática pedagógica: conceito, características e inquietações. In: ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA SUA ESCOLA, 4., Curitiba, 2010. Anais [...]. Curitiba: Universidade do Tuiuti, 2010. p. 02-08.

TEXEIRA, Inês. Uma carta, um convite. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 11-42.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. ed. Campinas, Papirus, 1992.

VERDUM, Priscila de Lima. Prática pedagógica: o que é? o que envolve? Educação Por Escrito, [s.l.], v. 4, n. 1, p. 91-105, 2013.

WELLER, Wivian. A contribuição de Karl Mannheim para a pesquisa qualitativa: aspectos teóricos e metodológicos. Sociologias, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 260-300, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-45222005000100011. Acesso em: 06 set 2022.

WELLER, Wivian; OTTE, Janete. Análise de narrativas segundo o método documentário: exemplificação a partir de um estudo com gestoras de instituições públicas. Civitas, Porto Alegre, n. 2, v. 14, p. 325-240, maio/ago. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.2.17150. Acesso em: 06 set 2022.

WELLER, Wivian. Jovens no ensino médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 135-156.

WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Estudantes oriundas de escolas públicas na Universidade de Brasília: transições entre o meio social de origem e o milieu acadêmico. In: GUIMARÃES; IOSIF, Ranilde; ZARDO, Sinara Pollom; DOS SANTOS, Aline Veiga. Educação Superior: conjunturas, políticas e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2015, p. 100-120.

Publicado

2024-02-28

Cómo citar

PONTES, Hamanda Maiara Nascimento. A prática pedagógica do professor no ensino médio: percepções e narrativas de jovens mulheres. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0501, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0501. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/23416. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Artículos Demanda Continuada