Sobre a Revista

1 Foco e Escopo

A Revista PerCursos é um periódico interdisciplinar aberto a diferentes campos de conhecimento, mas fortemente referenciado nas Ciências Humanas e nas Ciências Sociais Aplicadas. Neste sentido, privilegia temas transversais aos debates e reflexões presentes contemporaneamente entre antropólogos, educadores, geógrafos, historiadores, sociólogos, profissionais da informação e planejamento. Os Percursos são diversos e a revista se propõe a discutir os caminhos da reflexão teórica e das práticas disciplinares, a partir de contribuições originais de pesquisadores/as sensíveis ao papel da produção do conhecimento na compreensão das inquietações da sociedade contemporânea.

Periodicidade: Revista eletrônica com periodicidade quadrimestral.

ISSN: 1984-7246

Enquanto foi impressa (até 2004), a revista teve o ISSN 1519-5589.  Quando passou a ser publicada em meio eletrônico, ganhou o ISSN 1984-7246. Sua periodicidade também sofreu alterações: entre 2000 e 2003, foi editado um número por ano; entre 2004 e 2014, dois números (um a cada semestre); a partir de 2015, passaram a ser editados três números anuais, um a cada quatro meses.

A revista foi criada em 2000, e está vinculada ao Centro de Ciências Humanas e da ducação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Editora:

2021- atual: Prof. Dra. Renata Rogowski Pozzo - 

Contato: renata.pozzo@udesc.br

 

2 Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos, primeiramente, passam pela leitura e apreciação da Coordenação Editorial, que verificará se os mesmos atendem ao Foco e Escopo da revista. Após esta análise, serão encaminhados à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados, com titulação mínima de doutorado e não integrantes da Equipe Editorial da revista. Conforme o sistema "duplo cego" (double blind review), os artigos serão encaminhados a dois pareceristas ad hoc e, se houver divergências nas avaliações, enviados a um terceiro avaliador para deliberação final. Os demais materiais (resenhas, entrevistas etc.) serão apreciados pela Coordenação Editorial e pelo Conselho Editorial da revista.

Ao ser selecionado como parecerista, o especialista terá tempo suficiente para realizar sua avaliação com a devida atenção. Após aceitar a avaliação, os pareceristas devem observar se as submissões apresentam formalidade no trabalho de acordo com as normas e critérios da Revista, tais como: pertinência com o foco e escopo; pertinência temática (originalidade, atualidade, consistência); qualidade da redação; adequação das ilustrações; adequação das citações e referências quanto às normas da ABNT; adequação às normas formais de submissão (tamanho do resumo, número de páginas, parâmetros de digitação).

Caberá ao parecerista verificar se o texto corresponde às expectativas de um leitor exigente e em busca de artigos de qualidade para sua atualização acadêmica:

a) o desenvolvimento do argumento é lógico, coerente e bem estruturado;

b) as análises desenvolvidas ao longo do texto apresentam densidade teórica e metodológica;

c) há apresentação de dados de pesquisa que fundamentem as afirmações contidas no texto.

Por fim, o parecerista emitirá sua decisão que poderá ser: aceitar; aceitar com correções; rejeitar. Essa decisão deverá ser justificada através do envio de comentários e sugestões. Adicionalmente, o parecerista poderá enviar arquivos ao editor e/ou autor para consulta, incluindo versões revisadas do arquivo original.

 

3 Ética, Transparência e Boas Práticas

A Revista PerCursos preza e segue princípios éticos de transparência e boas práticas preconizados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Ministério da Educação - Brasil) e  por organizações como o COPE (Committee on Publications Ethics), o DOAJ (Directory of Open Access Journals) e a OASPA (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto-OASPA).

a) Autoria e contribuições

Os autores envolvidos no texto devem receber crédito e ser responsabilizados por seu conteúdo. Não mencionar um autor intencionalmente é considerada uma grave falha ética, que enfraquece a confiança no trabalho apresentado. Por outro lado, é vedado listar nomes de autores que não contribuíram com o texto. Todos os autores devem estar cientes da submissão do texto. A partir de 2022, no momento da publicação, serão identificados e listados todos os partícipes da autoria (seja na escrita, coleta de dados, conceituação, metodologia, supervisão, obtenção de financiamento etc.).

b) Políticas de Direitos Autorais e Licenciamento

Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista PerCursos.

A PerCursos está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

c) Verificação de Originalidade

A PerCursos considera o plágio uma falha ética grave e inadmissível. Todas as fontes de pesquisa devem ser rigorosamente citadas de acordo com as normas de publicação da revista. É vedada, também, a prática da "reciclagem" de textos. A revista PerCursos é membro do Similarity Check, iniciativa lançada pela Crossref que reúne vários periódicos com o objetivo de proteger a originalidade dos conteúdos que publicam. A Verificação de Similaridade usa o software iThenticate para detectar coincidências e semelhanças entre os textos sob avaliação e aqueles publicados anteriormente em outras fontes. Ao depositar todo o nosso conteúdo na base de dados da Verificação de Similaridade, permitimos que outros editores comparem seus textos submetidos com aqueles publicados anteriormente.

d) Reclamações, recursos e discussões pós-publicação

Prezando pelo rigor científico, a revista está aberta a processos de revisão pós-publicação, caso receba questionamentos ou denúncias acerca do conteúdo de um texto. Assim, recomenda-se que os autores armazenem por 05 (cinco) anos os materiais brutos relativos à pesquisa que originou a publicação, pois os mesmos podem ser solicitados em um processo de revisão editorial. A revista também poderá considerar solicitações de correções pontuais dos autores, quando relativas a equívocos de digitação e gramática.

e) Supervisão ética

Buscando evitar dar vazão a escritos construídos de forma fraudulenta, a revista seleciona pareceristas gabaritados, para os quais são esclarecidos seus princípios éticos. Considera-se fraude qualquer forma de manipulação ou invenção de dados ou imagens, de forma a alterar sua significação, sem o devido esclarecimento dos procedimentos no texto. Caso tenha conhecimento de más condutas relacionadas a algum artigo publicado em sua revista, a Coordenação Editorial da PerCursos segue as diretrizes COPE no tratamento dessas acusações. Embora a Revista PerCursos esteja aberta a acolher produções acadêmicas com diferentes enfoques teórico-metodológicos e variados posicionamentos (que não necessariamente espelharão a posição oficial de sua Equipe Editorial ou da instituição promotora do periódico), não serão aceitos, para publicação, textos que contenham afirmações e perspectivas atentatórias a direitos fundamentais consagrados na legislação brasileira e no direito internacional. 

f) Conflito de Interesses

O conflito de interesses ocorre quando um autor, revisor ou editor possui interesse de ordem acadêmica, pessoal, política, comercial ou financeira que pode influenciar suas ações no momento da produção de dados, redação ou avaliação do texto. Para garantir a ética no processo de avaliação dos textos, é necessária a gestão do conflito de interesses. Os autores, revisores e editores são colocados a par, durante todo o processo, da necessidade de considerar, expor e declarar eventuais conflitos de interesse à Coordenação Editorial da revista, para que os mesmos sejam avaliados e, se for o caso, desqualificar o texto, o parecer ou a decisão tomada.

g) Submissões simultâneas e publicações múltiplas

Conforme consta nas diretrizes para autores, a revista não aceita a submissão de um mesmo artigo que esteja tramitando em outro periódico simultaneamente. Também não aceita a submissão de artigo já publicado, mesmo que contenha modificações que não alterem o que essencialmente se apresenta enquanto processo e resultado de pesquisa. Os autores devem informar, no processo de submissão, se o mesmo trabalho já foi apresentado em outros contextos, como eventos, ainda que em outras línguas ou países.

h) Responsabilidade ideológica

Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição institucional da Revista PerCursos ou do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC.

 

4 Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, de modo a contribuir para a democratização do conhecimento.

 

5 Arquivamento

Para a preservação digital, esta revista utiliza o sistema PKP PN no Open Journal System. Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. A revista também utiliza o serviço de preservação digital da Rede Cariniana do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).

 

6 Taxas para submissão e publicação de textos

A PerCursos não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

 

7 Indexadores

Nacionais:

Portal de Periódicos CAPES

Sumarios.org

Internacionais:

DOAJ - Directory of Open Access Journals

Elektronische Zeitschriftenbibliothek

Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal