Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O/a autor/a ou ao menos um dos autores possui a titulação mínima de Mestre. Só serão aceitos trabalhos de autores Mestrandos se realizados em coautoria com autor/a com titulação de Doutor/a. Não serão aceitos textos de autores que estejam cursando o ensino médio, graduados ou graduandos, mesmo que em coautoria.

  • Tem no máximo 05 (cinco) autorias e/ou coautorias.
  • Não possui, como autor ou coautor, nenhuma produção em tramitação na Revista. Somente será avaliada outra produção do mesmo autor ou coautor após o intervalo de 01 ano da publicação da primeira submissão.
  • Apresenta contribuição original e inédita, que não esteja sendo avaliada para publicação por outra revista nacional.
  • Os arquivos para submissão estão em formato doc.
  • Todos os endereços "URL" no texto estão ativos.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes para Autores e a Política das Seções, descritos abaixo.
  • A identificação do autor foi removida do texto. O nome do autor foi removido das "Informações" do documento, opção do menu "Arquivo".

Diretrizes para Autores

As colaborações para a Revista PerCursos devem seguir as seguintes especificações:

1. A revista receberá trabalhos em português, espanhol, francês, inglês e italiano.

2. Pessoas fotografadas devem autorizar a publicação das imagens em no caso de utilização de fotos de crianças e/ou adolescentes, deve ser respeitada a legislação brasileira vigente. Esta norma não se aplica às fotos que estão sob guarda de arquivos históricos.

3. Cada artigo ou relato poderá conter imagens, tabelas e/ou gráficos, devidamente identificados, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023). As imagens devem ser enviadas no formato JPEG, no tamanho mínimo de 96 DPI ; possuir título, legenda e fonte e devem ser localizadas no corpo do texto (ou seja, identificadas onde devem aparecer). Podem ainda ser anexados documentos sonoros (apresentados em mp3 de até 5 minutos); documentos em vídeo  podem ser indicados por meio de link para a respectiva URL.

4. Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.

5. Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista PerCursos.

6. Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

7. Os trabalhos enviados que forem resultados de pesquisas financiadas por agências de fomento devem informar a agência em nota de rodapé.

8. O texto a ser publicado deve seguir a seguinte formatação: fonte candara tamanho 12, papel tamanho A-4, espaço entre linhas de 1,5, todas as margens com 2,5 cm. 13. 

9. Ordem de apresentação das informações de artigos:

a) Título no idioma do respectivo artigo, com no máximo 100 caracteres.

b) Resumo no idioma do artigo, com no máximo 250 palavras e com três a cinco palavras-chave, descritivas do foco do trabalho.

c) Obrigatoriamente o título do trabalho, o resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados também em inglês.

10. Citações e referências (bibliografia)

- Citações, conforme a NBR-10520:

· As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data.

· Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto.

· Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuo de 4 cm, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto.

- Nome do autor da obra, para os dois casos acima:

· No corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico [...]”;

· Entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento acadêmico [...]” (MOTA, 1997, p. 87).

- Referências, conforme a NBR 6023, de agosto de 2002, no sistema autor-data – somente dos documentos efetivamente citados no trabalho. Exemplos de Referências:

- Livros (obra completa) SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

- Capítulo (volume, fragmento e outras partes de obra com autor próprio) FALCÃO, Luis Felipe. A guerra interna (integralismo, nazismo e nacionalização). In: BRANCHER, Ana (Org.). História de Santa Catarina: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999, p. 167-198.

- Legislação (meio eletrônico) BRASIL. Lei 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2009.

- Periódicos

Revistas AREND, Silvia Maria F. Legislação menorista para o trabalho: infância em construção (Florianópolis, 1930-1945). Caderno Espaço Feminino, Uberlândia: UFU, v. 17, n.1, p. 269-292, jan/jul 2007.

Jornais NAVES, Paulo. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun., 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.

- Pelo título, e em meio eletrônico ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: www.endereço eletrônico. Acesso em: 25 ago. 1998.

- Evento SOUZA, Luisa et al.Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9, 1994. São Paulo. Anais ... São Paulo: USP, 1994, p.3-4. 15. Responsabilidade ideológica: Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição institucional da Revista PerCursos ou do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista PerCursos.

 Licença Creative Commons

A PerCursos está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

 

POLÍTICA DAS SEÇÕES

Artigos Demanda Contínua

Esta seção é composta por artigos recebidos em demanda contínua, inéditos e autônomos em relação aos dossiês, mas sempre referentes a temas que considerem o foco e o escopo da revista. Cada artigo deverá ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo desenhos, figuras, tabelas, fotos e referências.  

Artigos Dossiê

Esta seção é composta, a cada número, por dossiê inédito,  com tema de relevância (considerado o foco e o escopo da revista). O tema do dossiê poderá ser proposto pela Coordenação Editorial, por membro(s) do Conselho Editorial ou por pesquisador(es) interessado(s), devidamente justificado e relacionado ao foco e ao escopo da revista. Cada artigo do dossiê deverá ser inédito e ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas. 

Resenha

As resenhas não terão título: em seu lugar deve ser indicada a referência completa da publicação resenhada. Estarão referidas a livros publicados em sua primeira edição em português, nos últimos dois anos e, em sua primeira edição em língua estrangeira, nos últimos cinco anos. Deverão ter no máximo 4 páginas.

Entrevista

Esta seção é composta pela transcrição (ou disponibilização em vídeo) de entrevistas realizadas com pesquisadores/as ou outros profissionais que preferencialmente discutam sua produção em relação com as inquietações da sociedade contemporânea. Recomenda-se a inclusão de questões que aludam a dimensões interdisciplinares. Não serão aceitas entrevistas focadas na história de vida dos/as entrevistados/as.

Tradução

Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, alinhadas com o foco e o escopo da revista, devidamente acompanhadas de autorização da tradução do texto original.

Relato de Pesquisa

Os relatos de pesquisa podem ter a extensão máxima de 15 (quinze) laudas. Aceita-se textos oriundos de relatórios de pesquisa. Sugere-se incluir o nome da Instituição de fomento, vinculando data da pesquisa realizada.

Ensaio Fotográfico

Esta seção é composta por imagens fotográficas relacionadas a pesquisas ou ativiidades acadêmicas na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas, cujo teor esteja afinado com reflexões sobre a sociedade contemporânea e tenham abertura a uma perspectiva interdisciplinar. As fotografias devem ser de autoria do/a pesquisador/a ou acadêmico/a e acompanhadas de textos breves, com função de legenda, que as identifiquem e contextualizem. É ainda necessário um texto introdutório, apresentando a pesquisa e as condições em que os registros fotográficos foram realizados (não mais que duas páginas). Os ensaios deverão ter de 10 a 20 imagens fotográficas, em jpg, e os direitos de uso da imagem ficam cedidos à revista (para a edição em que o ensaio for publicado) no ato de submissão. Conforme as normas da revista, caso haja imagens de pessoas, estas devem autorizar a publicação, formalmente; no caso de imagens de crianças ou adolescentes, deve ser considerada a legislação brasileira vigente.

Como propor organização de Dossiê?

1 - O interessado deve elaborar uma proposta e encaminhá-la (para apresentarmos à Coordenação Editorial, que deverá aprová-lo), indicando quem seriam os organizadores - no mínimo 02 (dois) e no máximo 04 (quatro).  Todos os proponentes devem ser doutores e recomenda-se que sejam de instituições e unidades da federação ou países distintos;

2 - O tema proposto não deve coincidir com temas de dossiês anteriores e deve estar aberto a uma perspectiva interdisciplinar;

3 - O texto da proposta deve conter aproximadamente 2.000 caracteres (com espaços), aí incluída a indicação dos nomes dos organizadores e vínculos institucionais.

Caberá aos organizadores:

- Colaborar com a divulgação da chamada;

- Realizar triagem dos artigos e resenhas encaminhados para o dossiê, para excluir aqueles considerados não pertinentes ou pouco qualificados para a proposta (os demais serão encaminhados para avaliação cega por pares);

- Indicar possíveis pareceristas para os artigos e resenhas, tentando abarcar profissionais de diferentes instituições e unidades da federação;

- Realizar a seleção final dos artigos e das resenhas avaliados positivamente, de modo a compor o dossiê, considerado o prazo previsto para a editoração do material e sua publicação;

- Incentivar pesquisadores a enviarem Resenhas e Entrevistas para composição do dossiê;

- Elaborar texto de apresentação do dossiê.

Recomenda-se evitar, consideradas questões éticas:

- Apresentação e seleção de artigos dos próprios organizadores;

- Seleção de artigos de orientandos e ex-orientandos;

- Atentar para os princípios de Ética, transparência e boas práticas adotados pela Revista, disponíveis em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.