Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723823532022264

Mots-clés :

aprendizagem da música, crianças, descoberta, desenvolvimento infantil

Résumé

O projeto, Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança, foi desenvolvido numa sala de atividades de creche e jardim de infância. Deste modo, através da observação dos interesses e motivações de ambos os grupos, constatei que a temática de maior interesse era convergente em torno da música permitindo-me estabelecer uma continuidade entre contextos, tornando a seguinte interrogação a grande questão de investigação: Compreender de que forma o recurso à expressão musical pode ou não contribuir para o desenvolvimento integral e integrado da criança?  A implementação do projeto permitiu atingir todos os objetivos específicos, nomeadamente: reforçar atividades de maior contacto dos grupos com as diferentes formas de expressão e comunicação; compreender de que forma a música contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da criança; permitir a construção de um olhar positivo das crianças sobre a música e fornecer um contacto com materiais diversificados com o intuito de estimular a intrusão da música. O projeto de intervenção pedagógica foi sustentado na abordagem de aproximação à investigação-ação e os instrumentos de recolha de informação, como as observações, os registos escritos, fotográficos e vídeo proporcionaram a construção da documentação pedagógica. Durante o projeto, os grupos mostraram-se sempre muito recetivos, interessados e motivados em todas as propostas apresentadas contribuindo para o progresso das suas habilidades no domínio motor, afetivo e cognitivo refletindo-se na construção de novas aprendizagens. O projeto nestes tramites provocou um melhoramento na minha postura, tornando-me profissionalmente mais reflexiva, surtindo efeitos evidentes na construção de novas aprendizagens pelos grupos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Estefânia Silva Monteiro, University of Minho

É Licenciada em Educação Básica pela Universidade do Minho e Mestre em Educação Pré-Escolar, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Desempenha funções no Jardim-de-Infância e na Creche.

António José Pacheco Ribeiro, University of Minho

É Licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Évora e Mestre em Estudos da Criança – Especialização em Educação Musical pela Universidade do Minho. Doutorou-se na Especialidade de Educação Musical, em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. Leciona no Conservatório do Vale do Sousa, Lousada, e no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

Références

ALVES, Inês Pereira; RIBEIRO, António José Pacheco. A música e a prosódia uma exploração pelo mundo animal. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.5, p. 38562-38581, maio 2022.

ANDRIES NOGUEIRA, Monique. A música e o desenvolvimento da criança. Revista UFG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 22-25, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48654. Acesso em: 9 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. [Brasília: MEC], 1998. v. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 9 maio 2021.

COUTINHO, Clara; SOUSA, Adão; DIAS, Anabela; BESSA, Fátima; FERREIRA, Maria José; VIEIRA, Sandra. Investigação - Ação: Metodologia Preferencial nas Práticas Educativas. Psicologia, Educação e Cultura, Carvalhos, v. XIII, n. 2, p. 455-479, 2009.

ESTEVES, Bruna Loureiro; RIBEIRO, António José Pacheco. Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.4, p.31623-31637, abr. 2022.

GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000a.

GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000b.

HOHMANN, Mary; WEIKART, David. Educar a criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

ILARI, Beatriz Senoi. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, p. 83-90, set. 2002.

ILARI, Beatriz. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 9, p. 7-16, set. 2003.

JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Ed. Scipione, 2001.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da educação, São Paulo, n. 20, p. 11-30, jun. 2005. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414 69752005000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.

MARTINS, Vânia Sofia Rodrigues; RIBEIRO, António José Pacheco. A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n. 2, p. 11494-11507, fev. 2022. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/44069/pdf. Acesso em: 30 mar. 2022.

MÁXIMO-ESTEVES, Lídia. Visão panorâmica da investigação-ação. Porto. Porto Editora, 2008.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; FORMOSINHO, João. Prefácio. In: MÁXIMO-ESTEVES, Lídia. Visão panorâmica da investigação-acção. Porto: Porto Editora, 2008. p. 7-14.

PARENTE, Maria Cristina. A construção de práticas alternativas de avaliação na pedagogia da infância: sete jornadas de aprendizagem. Braga: Universidade do Minho, 2004.

RODRIGUES, Helena . Pequena crónica sobre notas de rodapé na Educação Musical. Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, Lisboa, n. 99, 15-52, out. 1998. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/12569. Acesso em: 13 maio 2021.

SILVA, Isabel Lopes da. (coord.). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação, 2016.

SILVA, Leda Maria Giuffrida. A expressão musical para crianças de pré-escola. São Paulo: FDE, p. 88-96, 1992. Série Idéias, n. 10. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p088-096_c.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.

SPODEK, Bernard. Manual de investigação em educação de infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

Téléchargements

Publiée

2022-12-09

Comment citer

MONTEIRO, Estefânia Silva; RIBEIRO, António José Pacheco. Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 264–284, 2022. DOI: 10.5965/1984723823532022264. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20301. Acesso em: 11 mai. 2024.