Metodologia visual no design gráfico: relato de uma experiência didática no ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630622022e1584

Palavras-chave:

Elementos da linguagem visual, Gestalt, Pregnância da forma

Resumo

O objetivo deste estudo está na discussão teórica dos elementos da linguagem visual apresentada por Dondis (1997); Lupton e Phillips (2008); Gomes Filho  (2009); Heller (2013); Bergström (2009); Leborg (2015) e outros teóricos que com eles dialogam. O propósito está na demonstração prática em sala de aula de como tais fundamentos são relevantes no  processo criativo de composições gráficas. A pesquisa enfatiza a premissa de que o designer gráfico, ao dominar a  linguagem visual, compreendendo cada um de seus elementos constitutivos, tem melhor domínio, habilidade e  criatividade para elaborar projetos gráficos de boa composição formal e de alta pregnância da forma. A metodologia  adota foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os resultados são decorrentes de atividades criativas desenvolvidas  em sala de aula com estudantes do curso de design gráfico da UFG. A partir dos estudos teóricos sobre os elementos da  composição e organização visual, dezenas de peças gráficas foram elaboradas pelos estudantes por meio do método  experimental com o uso de diferentes técnicas e materiais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Aleixo Rocha, Universidade Federal de Goiás/Design Gráfico

Doutor em Arte e Cultura Visual (UFG). Especialista em Docência Universitária (PUC Goiás). Graduado em Artes Visuais com habilitação em design gráfico (UFG). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (PUC Goiás). Professor adjunto do curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás.

Referências

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos do design criativo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BERGSTRÖM, Bo. Fundamentos da comunicação visual. São Paulo: Rosari, 2009.

DONDIS, A. Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto. Sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2009.

HELLER, Eva. A psicologia das cores. Como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

VILLAS-BOAS, André. O que é e o que nunca foi design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

Publicado

2022-06-01

Como Citar

ROCHA, Cláudio Aleixo. Metodologia visual no design gráfico: relato de uma experiência didática no ensino-aprendizagem. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5965/25944630622022e1584. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/21584. Acesso em: 29 mar. 2024.