O ensino e aprendizagem da modelagem do vestuário: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3564

Palavras-chave:

métodos, design de moda, revisão sistemática de literatura, processo ensino e aprendizagem, modelagem do vestuário

Resumo

O objetivo deste estudo concentra-se em sintetizar e sistematizar pesquisas científicas nacionais e internacionais que apresentem diretrizes e estratégias didáticas para o processo ensino e aprendizagem de modelagem de roupas. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) em bases de dados de teses e dissertações, artigos científicos, em periódicos e anais de eventos. Para o recorte temporal foi estipulada a coleta de documentos publicados entre os anos de 2010 e 2022. Foram identificados um total 625 documentos dos quais, após a análise dos metadados, 173 documentos foram classificados em cinco categorias: ensino e didática, métodos, ergonomia, tecnologia e matemática. A partir da análise indutiva de 36 documentos da categoria ensino e didática, os dados foram sintetizados e sistematizados em cinco subcategorias: as metodologias pedagógicas e ferramentas inovadoras; a interdisciplinaridade; as dimensões do corpo e a antropometria; tecnologia e recursos educacionais; a integração da modelagem de roupas ao processo criativo.

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Biografia do Autor

Mara Rubia Theis, Federal Institute of Santa Catarina

Mara Rubia Theis

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Design; Bacharel em Design de Moda. Professora, extensionista no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC/JAR, atua nas áreas de Design de Moda e Modelagem do Vestuário. Pesquisadora nos temas de Design de Moda; ergonomia; métodos cartesianos de desenho e modelagem de roupas; processos criativos.

 

Emanoela Mardula, Federal Institute of Santa Catarina

Mestranda em Design de Vestuário e Moda (PPG Moda UDESC), Bacharel em Design de Moda (UDESC). Técnica de Laboratórios Moda/Têxtil no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/JAR). CV: http://lattes.cnpq.br/2893996802712790; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8003-614X; E-mail: emanoela@ifsc.edu.br.

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Programa de Pós-graduação em Design e Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Pesquisador PQ 1A, no CNPq.

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

THEIS, Mara Rubia; MARDULA, Emanoela; DÍAZ MERINO, Eugenio Andrés. O ensino e aprendizagem da modelagem do vestuário: uma revisão sistemática de literatura: . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1–29, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3564. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23564. Acesso em: 12 jun. 2024.