A construção da identidade por meio do portfólio de moda

uma experiência de investigação de campo em âmbito internacional

Autori

  • Paolo Franzo Università Iuav di Venezia

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630512021076

Parole chiave:

Portfolio di moda, Identità, Workshop

Abstract

O artigo apresenta os resultados de um trabalho de investigação de campo realizado em três escolas de moda internacionais: Politécnico de Milão (Itália), Universidade Iuav de Veneza (Itália) e Escola d’Art i Superior de Disseny de Alcoi (Espanha) - para investigar o portfólio de moda como instrumento de exploração do processo de design e construção da identidade de seu autor. No sistema da moda, o portfólio é um instrumento essencial, exigido em oportunidades de emprego, apresentado em entrevistas, e é frequentemente o único elemento disponível para os avaliadores no processo de seleção entre diferentes candidatos. Contudo, a reflexão teórica desenvolvida na área acadêmica em relação ao portfólio é ainda muito limitada. Esta contribuição visa, então preencher pelo menos em parte essa lacuna. O artigo descreve e analisa um workshop concebido e realizado nessas instituições, que nas suas diferentes fases, teve o objetivo de simular uma parte do processo de realização do portfólio e efetuar um levantamento exploratório, documentando as considerações dos estudantes, suas impressões sobre essa ferramenta, dificuldades encontradas, formas de realização, influência do contexto e a sua relação com a identidade do autor.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ATKINSON, Mark. How to Create your Final Collection: A Fashion Student’s Handbook. London: Laurence King Publishing, 2012.

ATKINSON, Paul, COFFEY, Amanda, DELAMONT, Sara, LOFLAND, John, LOFLAND, Lyn (ed.). Handbook of Ethnography. Thousand Oaks: Sage, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Identity. Conversation with Benedetto Vecchi. Cambridge: Polity, 2004.

BILL, Amanda. “Blood, Sweat and Shears”: Happiness, Creativity, and Fashion Education. Fashion Theory, v. 16, n. 1, p. 49-66, 2012.

CASSIDY, Tracy. The Mood Board Process Modeled and Understood as a Qualitative Design Research Tool. Fashion Practice, v. 3, n. 2, p. 225-251, 2015.

CIRESI BARRETT, Joanne. Designing Your Fashion Portfolio: From Concept To Presentation. New York-London: Fairchild, 2012.

DANIELSON, Charlotte, ABRUTYN, Leslye. An Introduction to Using Portfolios in the Classroom. Alexandria (VA): ASCD, 1997.

DELAMONT, Sara. Fieldwork in Educational Settings. London-New York: Routledge, 2002.

DIEFFENBACHER, Fiona. Fashion Thinking: Creative Approaches to the Design Process. London: AVA, 2013.

FAERM, Steven. Design Your Fashion Portfolio: Everything You Need to Develop a Great Line and Portfolio. London: A & C Black, 2012.

FRANZO, Paolo. Fashion portfolio come strumento di costruzione dell’identità: un approccio metodologico. In: RICCINI Raimonda (ed.). FRID 2017. Milan: Mimesis, 2018. p. 209-216.

FRANZO, Paolo. Fashion portfolio: un social network per la ricerca, il progetto, lo storytelling. AND Rivista di architetture, città e architetti, n. 35, p. 73-76, 2019.

GRANATA, Francesca. Fashion Studies In-between: A Methodological Case Study and an Inquiry into the State of Fashion Studies. Fashion Theory, v. 16, n. 1, p. 67-82, 2012.

HOPKINS, John. Fashion Design: The Complete Guide. Lausanne: AVA, 2012.

JENSS, Heike (ed.). Fashion Studies: Research Methods, Sites and Practices. London-New York: Bloomsbury, 2016.

KIPER, Anna. Fashion Portfolio: Design and Presentation. London: B. T. Batsford. 2014.

LUPANO, Mario, VACCARI, Alessandra (ed.). Insegnare il design della moda. Ariccia: Aracne, 2014.

MICHELSON, Elena, MANDEL, Alan. Portfolio Development and the Assessment of Prior Learning: Perspectives, Models and Practices. New York: Sterling, 2004.

PAULSON, F. Leon, PAULSON, Pearl R., MEYER, Carol A. What Makes a Portfolio a Portfolio?. Educational Leadership, v. 48. n. 5, p. 60-63, 1991.

PLOWMAN, Tim. Ethnography and Critical Design Practice. In: LAUREL, Brenda (ed.). Design Research: Methods and Perspectives. Cambridge-London: The MIT press, 2003. p. 30-38.

PORTER, Carol, CLELAND, Janell. The Portfolio as a Learning Strategy. Portsmouth: Heinemann, 1994.

ROSSI, Pier Giuseppe, GIANNANDREA, Lorella, MAGNOLER, Patrizia. Portfolio e riflessione. Education Sciences & Society, v. 2, n. 2, p. 192-195, 2011.

SCHÖN, Donald A. The Reflective Practitioner. How Professionals Think in Action. New York: Basic Books, 1983.

TAIN, Linda. Portfolio Presentation for Fashion Designers. New York: Fairchild, 2010.

Pubblicato

2021-02-01

Come citare

FRANZO, Paolo. A construção da identidade por meio do portfólio de moda: uma experiência de investigação de campo em âmbito internacional. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 76–96, 2021. DOI: 10.5965/25944630512021076. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18867. Acesso em: 18 mag. 2024.