Semiótica do corpo, da moda e da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630632022e2399

Palavras-chave:

corpo, comunicação, semiótica, sociossemiótica, colóquio de moda

Resumo

Entrevista realizada pelos editores da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, concedida pela professora Ana Claudia Mei Alves de Oliveira e pelo professor Marcelo Machado Martins em 23 de maio de 2022; Pacaembu, São Paulo, e Heliópolis, Garanhuns. Nela, retoma-se parte da trajetória dos entrevistados junto ao Colóquio de Moda, com destaque à história do GT que cocoordenam, “corpo, moda, comunicação”. Os professores ainda fazem um balanço sobre a realização do Colóquio durante a pandemia desencadeada pela Covid-19, bem como traças perspectivas futura de inserção de temáticas de pesquisa no referido GT.

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Biografia do Autor

Marcelo Machado Martins, Universidade Federal de Pernambuco (UFPB) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Bacharel em Letras UNIP-SP (1992), especialista em Língua Portuguesa pela USJT (1995), mestre (2000) e doutor (2005) em Semiótica e Linguística Geral pela USP: FFLCH, com doutorado sanduíche pela ENS: LSH de Lyon e Paris (2001-2002). Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste, lotado no núcleo de Design e Comunicação. Professor convidado/colaborador no programa de pós-graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da UFRPE, no qual, além de ministrar disciplinas, orienta pesquisas dos pós-graduandos, inclusive de pesquisadores alocados no programa de pós-graduação Ensino de Ciências. Vice-coordenador do GT Corpo, Moda e Comunicação do Colóquio de Moda e, desde 2014, é o Presidente do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda (ABEPEM/Colóquio de Moda). Desenvolve projetos de ensino e pesquisa relacionados à Semiótica da Narrativa e do Discurso, à Sociossemiótica da Moda/Consumo e à Formação Continuada de Professores, áreas para as quais atua como revisor conceitual de livros e periódicos especializados. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9084914012461108; E-mail: machadomartins@yahoo.com.br

Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduada em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e graduada em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1976). Mestrado (1983) e Doutorado (1989) pela PUC-SP:PEPG em Comunicação e Semiótica. É membro do Conselho de Ex-Presidentes da ANPAP: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas; Vice-presidenta da FEDROS – Federazione Romanza di Semiotica; membro da Diretoria da ASSIBERCOM – Associação Ibero-americana de Comunicação (2019-2023), na qual cocoordena a DTI 7: “Estética dos discursos mediáticos”. Membro da ABES: Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Consultora ad hoc da FAPESP, CAPES, CNPq e PUC-SP:PIPEQ. Membro do Conselho Científico da ABEPEM – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, e no Colóquio de Moda organiza com Marcelo Machado Martins o Gt3: “Corpo, moda, comunicação”. Professora Titular da PUC-SP: FAFICLA, na qual atua na Graduação e na Pós-graduação em Comunicação e Semiótica. Dentre seus objetos de pesquisa estão: Fundamentos teóricos da Semiótica estrutural; Semiótica, estética e estesia, Figuratividade e arranjos plástico-ritmo-estésicos; Semiótica visual; Semiótica da moda e do corpo; Semiótica da mídia, Semiótica sincrética, Semiótica das práticas da vida urbana; Semiótica da cidade. É líder do Centro de Pesquisas Sociossemióticas – CPS, que codirige com Eric Landowski (CNRS, França), no âmbito do qual mantém a formação e aprofundamento teórico em rede de investigadores, e desenvolve vários acordos internacionais e nacionais para o desenvolvimento da pesquisa semiótica. É Diretora da revista Acta Semiotica e parecerista de vários periódicos nacionais e internacionais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2458418074368433; E-mail: anaclaudiamei@hotmail.com 

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Publicado

2022-10-01

Como Citar

MARTINS, Marcelo Machado; OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. Semiótica do corpo, da moda e da comunicação. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 3, 2022. DOI: 10.5965/25944630632022e2399. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22399. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas e Resenhas