Editorial Colóquio de Moda, 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630632022e2790

Palavras-chave:

Colóquio de Moda, História Acadêmica, Pesquisa em Moda

Resumo

Apresentação da edição especial 2022, considerando narrativa sobre os propósitos e histórico do Colóquio de Moda, sua estatística, nominata dos coordenadores do GT de 2021 e conteúdo desta edição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2003) sob a direção de Monique de Saint-Martin, Pós- Doutoramento na Universidade de Strasbourg (2011), sob a supervisão de Benoit Tock e George Bischoff e Pós-Doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPGAV sob a supervisão de Maria Cristina Volpi . É líder do grupo de pesquisa "Moda, Artes, Ensino e Sociedade" e coordenadora de atividades de Extensão. É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da mesma instituição. Também é professora associada da Equipe d'Acueil 3400 "ARCHE", filiada à Universidade de Strasbourg (FR). Concentra suas pesquisas na área de História da Cultura e da Moda e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: aparência, moda, estudos da imagem relacionados ao consumo e ao ensino, a formação em artes e design. Expertises em Victor Meirelles e sua coleção "Estudo de Trajes Italianos".

Marcelo Machado Martins, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Semiótica e Linguística Geral, é professor Titular do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Membro da ABEPEM, cocoordenador do GT 3 do Colóquio de Moda, “corpo, moda, comunicação”, e vice-presidente do CIC_DEM.

Cyntia Tavares Marques de Queiroz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui Graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (1998), Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2000), Mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2004), e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). É Professora Adjunto IV do curso de Design de Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará. Presidente do evento científico Colóquio de Moda, bem como faz parte do seu Comitê Científico e da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem. 

Maria de Fátima Silva Costa Garcia de Mattos, Centro Universitário Moura Lacerda

Doutora em Artes pela ECA/USP (SP). Mestre em História pela FSSHD/UNESP. Docente Pesquisadora do PPGE em Educação/Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda e dos cursos de graduação em Moda, e Arquitetura e Urbanismo. Membro fundador do Colóquio de Moda e Presidente da Abepem.

Referências

http://www.coloquiomoda.com.br/anais/ . Acesso em 28/09/2022.

https://coloquiomoda.com.br/ . Acesso em 28/09/2022.

https://www.abepem.org/ . Acesso em 28/09/2022

Publicado

2022-10-01

Como Citar

SANT’ANNA, Mara Rúbia; MARTINS, Marcelo Machado; QUEIROZ, Cyntia Tavares Marques de; MATTOS, Maria de Fátima Silva Costa Garcia de. Editorial Colóquio de Moda, 2021. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 1–4, 2022. DOI: 10.5965/25944630632022e2790. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22790. Acesso em: 1 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.