Corpo: espaço interno do profundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4877

Palavras-chave:

corpo, casa-espaço-inconsciente-tempo, luz, desenho, cura

Resumo

Tento trazer a escuridão do ser humano à luz. Persigo a profundidade da identidade, do mistério e do inconsciente, do desejo e do sonho. Esta é a abordagem de todo o meu trabalho, desde instalações a vídeos e desenhos, e o faço através de símbolos, alguns dos quais retornam frequentemente, em diferentes obras, com anos de distância; como o círculo e a circularidade, o veleiro, a casa, são todos ligados pelo mesmo conteúdo. A casa é um refúgio natural, o lar íntimo, é a caverna misteriosa do nosso ser mais profundo. O círculo é o refúgio circular onde reside a imagem do ventre; o nicho materno, onde encontramos o umbigo da terra. O barco é uma habitação aquática, berço dos viventes, portanto está ligado ao refúgio circular do retorno à mãe, ao umbigo da terra, é, portanto, uma cavidade profunda; recipiente e conteúdo. Realmente nos procuramos em nosso inconsciente, por isso procuro dar uma linguagem aos pensamentos noturnos e trazê-los à luz. O corpo então é casa-espaço-inconsciente-tempo e o tempo está ligado à memória. Com alfinetes escrevo um diário de solitude sígnica experimental. Entre ele e o desenho há uma metamorfose comparativa em que o material representa a condição humana, mística, dolorosa, mas também a esperança, dada a sua relação com a luz. Tornam-se vestígios de signos, emergências de brilho, às vezes desenham mapas. Tudo isso se transforma em uma condição indizível, típica da alma humana, sempre em relação ao escuro e à obscuridade, sentidos como um espaço interno de si mesmo, um desejo de cura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Patacchia, Accademia di Belle Arti di Perugia

Artista visual, Laura Patacchia nasceu na Itália em 1974. Cursou a Academia de Belas Artes Pietro Vannucci de Perugia e Pintura na Academia de Belas Artes de Bilbao (curso de Ángel Bados). Em 2001 participou da Bienal de Jovens Artistas da Europa e do Mediterrâneo, Bósnia.

 

Referências

JUNG, Carl. O Homem e Seus Símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1969.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

PATACCHIA, Laura. Corpo: espaço interno do profundo. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4877. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24877. Acesso em: 27 abr. 2024.