Artes e ofícios na formação da moda cearense e sua relação com a cultura do algodão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630712023e2918

Palavras-chave:

Escola de Arte e Ofícios, Educação, Formação em moda

Resumo

Este artigo contribui com a investigação sobre os processos formativos das artes e ofícios na implantação das escolas para aprendizes iniciada no século XIX. A partir das vocações orientadas aos educandos associa-se na cultura algodoeira do estado, a relação com a formação de moda cearense no século XX. As transformações alcançadas no decorrer do tempo registram entre outras propostas formativas, as relações artísticas, com destaque para as conexões econômicas originadas do algodão, o elo impulsionador da vocação têxtil e consequentemente, do desenvolvimento e consolidação do ensino de moda local. O presente estudo é de natureza qualitativa e adota como procedimentos a pesquisa bibliográfica ao selecionar e reunir dados a partir de estudos monográficos tais como: livros, monografias, teses e dissertações relacionadas ao tema em questão. Além da pesquisa documental por meio da compilação e análise de documentos, arquivos, matérias de jornal, imagens, registros imagéticos e textuais que apresentem dados relevantes acerca dos processos de ensino, configurando o início das artes e ofícios até o percurso contemporâneo na formação em moda no Ceará – Brasil. Os materiais foram catalogados e analisados atentando-se à ordem cronológica da institucionalização dos saberes relacionados às artes e ofícios no estado do Ceará, passando pelas oficinas e escolas até a formação acadêmica. A pesquisa apresenta as relações as artes e ofícios e a cultura do algodão no Ceará e sua contribuição para o desenvolvimento do setor têxtil no estado e a formação acadêmica em moda na atualidade.

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Biografia do Autor

Emanuelle Kelly Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará, durante a graduação foi monitora das disciplinas de Pesquisa de Moda I e II e Tópicos Especiais em Corpo e Moda; bolsista de extensão pelo Programa Bolsa-Arte do Instituto de Cultura e Arte - ICA/UFC. Tem mestrado em Sociologia pelo PPGS-UFC e atualmente é doutoranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da UFC (FACED), desenvolvendo pesquisas nas áreas de: educação, moda e cultura. Professora efetiva do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará, assistente nível I (20h)e co-tutora do Programa de Educação Tutorial - PETModa. Desenvolve estudos e ministra disciplinas nas áreas de Introdução ao Design, Pesquisa de Moda, História da Arte e História da Indumentária. Metodologia Projetual e Desenho de Moda.

Maria de Jesus Farias Medeiros, Federal University of Piauí

Mestre em Administração (Marketing) UFC-FEAAC; Especialista em Metodologia do Ensino em História UECE e Design Têxtil de Moda - MARISTA; Bacharel em Estilismo e Moda-UFC e em Direito UNIFOR. Docente do curso de Design de Moda-UFPI. E-mail: jesuspop@ufpi.edu.br

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

SILVA, Emanuelle Kelly Ribeiro da; MEDEIROS, Maria de Jesus Farias. Artes e ofícios na formação da moda cearense e sua relação com a cultura do algodão. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2918. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22918. Acesso em: 10 dez. 2024.