A inclusão das culturas afrobrasileira e africana nas grades curriculares dos cursos de Moda e Indumentária

Autores

  • Morgana Fernandes Martins Universidade Federal de São João del Rei
  • Carla Aparecida da Costa

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630312019089

Resumo

O presente artigo pretende contribuir para o debate acerca da Lei brasileira 10.639/03, que em 2018 completou quinze anos de existência. O artigo faz um recorte temático e traz como foco central o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas de moda. A relevância deste tema consiste na reflexão sobre a importância da introdução nos currículos escolares do conteúdo que aborda prioritariamente um dos três eixos de formação sociocultural brasileira: a cultura africana. Para o desenvolvimento desse estudo serão abordados materiais teóricos de autores que analisam as perspectivas da Lei 10.639/03 e seus reflexos no âmbito da educação. Pesquisas e publicações de Kabenguele Munanga e Nilma Lino Gomes contribuem para a reflexão sobre a metodologia do ensino da história e culturas africana e afro-brasileira no contexto escolar. A partir desses estudos, buscaremos compreender os motivos pelos quais as escolas de moda ainda possuem resistência em aplicar a Lei, sendo elas umas das grandes formadores de comportamento e pensamento que podem contribuir de forma positiva para o combate ao racismo.

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Biografia do Autor

Morgana Fernandes Martins, Universidade Federal de São João del Rei

DECEA - Departmennto de Artes Cênicas; Curso de Teatro da UFSJ; área: Artes/Teatro

Carla Aparecida da Costa

Mestranda em Artes Cênicas pelo PPGAC-UNIRIO, bacharel em Cenografia e Indumentária pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2018) , Tecnóloga em Produção do Vestuário pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (2014).

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Publicado

2019-11-26

Como Citar

MARTINS, M. F.; COSTA, C. A. da. A inclusão das culturas afrobrasileira e africana nas grades curriculares dos cursos de Moda e Indumentária. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 089 - 102, 2019. DOI: 10.5965/25944630312019089. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14358. Acesso em: 28 jun. 2022.