A Concepção da Forma no Processo Projetual de Design: uma ação pedagógica coletiva

Autores

  • Patrícia de Mello Souza Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Maria Antônia Romão da Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630212018116

Resumo

O artigo aborda uma ação pedagógica coletiva que integra três unidades curriculares – Metodologia do Projeto, Composição e Laboratório da Forma – cuja vivência promove a integração de processos de criação em expressões bi e tridimensionais, facilitados pela aplicação de ferramentas projetuais. A ação realiza-se em contextos específicos de aprendizagem direcionados a promover a autorregulação por meio do uso de estratégias, uma vez que esta, quando aliada ao pensamento criativo, é capaz de suscitar a prática reflexiva, a habilidade de gestão e a tomada de decisões ao longo do ato projetivo. A proposta interdisciplinar desenvolve-se em meio ao projeto da  cobertura vestível para o corpo, composta por módulos planos ressignificados pela tridimensionalidade, tendo como referência o estudo morfológico e estrutural da laranja. Na prática pedagógica, norteada para promover a postura ativa dos discentes, a experimentação constitui-se no instrumento condutor do processo, de modo a favorecer a percepção, a construção e desconstrução da forma e a investigação das possibilidades compositivas de estruturas e mecanismos. Ao término da atividade, os alunos avaliam individualmente o próprio processo projetual, refletindo sobre o planejamento e a totalidade dos procedimentos adotados. Comprova-se que o envolvimento e o comprometimento dos sujeitos no processo de aprendizagem colaboram para a promoção da autorregulação, a qual conduz o aprendiz ao verdadeiro ato de aprender a aprender, efetivando-se a construção autônoma do conhecimento. Ademais, atesta-se a potencialidade da inovação na geração de soluções de produtos a partir da transformação do plano.

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Biografia do Autor

Patrícia de Mello Souza, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-doutora em Design pelo Politecnico di Milano. Doutora e mestre em Design pela Unesp. É docente e pesquisadora na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Moda, e atua nos seguintes temas: processos de construção; modelagem tridimensional e criação; tecnologia do vestuário; moda e arquitetura.

Maria Antônia Romão da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPEDU/UEL. Membro dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Design de Moda; Cognitivismo e Educação. Especialista em Metodologia da Ação Docente e em Gestão do Design (UEL); Graduada em Design de Moda (UEL). Docente na Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

2018-02-01

Como Citar

SOUZA, Patrícia de Mello; SILVA, Maria Antônia Romão da. A Concepção da Forma no Processo Projetual de Design: uma ação pedagógica coletiva. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 116–130, 2018. DOI: 10.5965/25944630212018116. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11678. Acesso em: 1 dez. 2024.