Ensino de moda para atuação em novos contextos de design e de produção: sustentabilidade, open design e fabricação digital

Autores

  • Aguinaldo dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Iana Uliana Perez Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630112017149

Palavras-chave:

economias distribuidas , projeto de aprendizagem , vestuário

Resumo

Este artigo tem como intuito relatar a experiência de um projeto de aprendizagem envolvendo a aplicação de conceitos do open design e o uso de tecnologias de fabricação digital para o desenvolvimento de vestuário mais sustentável. Objetiva-se discutir como preparar o designer de moda a atuar com open design e com novas tecnologias produtivas sob a perspectiva do design para a sustentabilidade. Para tanto, o método utilizado é a Design Science Research, que permitiu delinear recomendações para a capacitação de estudantes de moda para atuarem em novos contextos de design e de produção.

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Biografia do Autor

Aguinaldo dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Coordenador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR. Pós Doutor em Design Sustentável pelo Politecnico di Milano. Doutor em Gerenciamento da Produção (Salford University), mestre em Engenharia (UFRGS) e graduado em Engenharia Civil (UFPR).

Iana Uliana Perez, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Design pela UFPR. Bolsista Capes e pesquisadora no Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR. Especialista em Gestão Estratégica de Design (UEL), Gestão de Negócios (Faculdade PITÁGORAS) e Moda: Produto e Comunicação (UEL). Graduada em Design de Moda (UEL).

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Publicado

2017-10-01

Como Citar

SANTOS, Aguinaldo dos; PEREZ, Iana Uliana. Ensino de moda para atuação em novos contextos de design e de produção: sustentabilidade, open design e fabricação digital. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 149–174, 2017. DOI: 10.5965/25944630112017149. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/10162. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

Seção

Aberturas Transversais