De los orígenes al circo-teatro: mutabilidad y permanencia del melodrama

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200205

Palabras clave:

Melodrama, Ópera, Teatro, Circo-Teatro

Resumen

En este artículo, se trató del melodrama trayendo consideraciones sobre su origen hasta su presencia en el circo-teatro. Se trata de un estudio bibliográfico, con énfasis en autores italianos que tratan la ópera como melodrama. En relación al circo-teatro brasileño, se citaron investigaciones relevantes sobre su creación y sobre cómo el género melodramático se destaca como ejemplo de dramaturgia que predominará en este formato circense.

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Biografía del autor/a

Cristina Alves de Macedo, Universidade Federal da Bahia UFBA)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - PPGAC/UFBA, possui Mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB e Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Atua com pesquisas sobre dramaturgia, circo, teatro e censura com atenção à formação do gênero circo-teatro em sua relação com a ópera italiana e o melodrama francês, enfatizando continuidades e descontinuidades a partir de arquétipos. 

Eliene Benício Amancio Costa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

É Professora Titular (2015) do Departamento de Técnicas do Espetáculo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Estágio Sênior na Manchester Metropolitan University (UK) e Université Paris Nanterre (FR) anos de 2017-2018. Pós-doutora (2009) pelo Instituto de Artes da UNESP (IA/UNESP). Tem doutorado (1999) e mestrado (1993) pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP)

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Publicado

2020-12-23

Cómo citar

MACEDO, Cristina Alves de; COSTA, Eliene Benício Amancio. De los orígenes al circo-teatro: mutabilidad y permanencia del melodrama. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–16, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200205. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18061. Acesso em: 19 may. 2024.