Sobre a Revista

URDIMENTO – Revista de Estudos em Artes Cênicas, fundada em 1997 -   é uma publicação contínua do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Alicerçada no diálogo privilegiado entre professoras(es) e pesquisadoras(es), a revista tem compromisso com a criação de um corpo temático de pesquisa, promovendo estímulo e suporte teóricos para futuras reflexões sobre diferentes temas abordados na grande área das Artes Cênicas. 

A Urdimento publica trabalhos originais e inéditos oriundos de estudos teóricos, experimentações práticas, pesquisas e reflexões, atuais e históricas, procurando oferecer as/aos suas/seus leitoras(es) textos de qualidade e excelência, tanto de pesquisadoras(es) nacionais como de estrangeiras(os), bem como traduções de trabalhos de pesquisadoras(es) estrangeiras(os). A Urdimento publica textos inéditos em português ou espanhol.

A Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas -  objetiva:

I -  Estabelecer-se como canal de divulgação de estudos recentes e inovadores na área de concentração - Teorias e Práticas do Teatro-, e suas diferentes linhas do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Teatro, Sociedade e Criação Cênica; Pedagogia das Artes Cênicas; Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade; e, Imagens Políticas.

II - Desenvolver o intercâmbio entre pesquisadoras(es) e profissionais atuantes na área das Artes Cênicas.

III - Fomentar o intercâmbio de informações e experiências entre instituições nacionais e/ou estrangeiras.

IV - Fomentar o debate de questões teórico-metodológicas referentes às Artes Cênicas.

V - Divulgar publicações originais e inéditas de: artigos, relatos, dramaturgia, entrevistas, resenhas e documentos concernentes à pesquisa em Artes Cênicas.

Missão: Alicerçada no diálogo privilegiado entre professoras(es) e pesquisadoras(es), a revista tem compromisso com a criação de um corpo temático de pesquisa, promovendo estímulo e suporte teóricos para futuras reflexões sobre diferentes temas abordados na grande área das Artes Cênicas.

Política de avaliação: O artigo submetido à Urdimento ­– Revista de Estudos em Artes Cênicas - primeiramente passa pela leitura e apreciação da equipe editorial que irá verificar se o mesmo atende os critérios de publicação da revista, principalmente relacionado ao escopo da linha editorial. Após essa primeira analise o artigo poderá ser devolvido ao autor com observações e/ou sugestões ou diretamente encaminhado para avaliação de dois pareceristas ad hoc (pesquisadores especialistas no tema, vinculados a outras IES nacionais ou internacionais). Havendo divergências nas avaliações, o artigo será submetido a um terceiro avaliador para elaboração do parecer final e comunicação ao autor se o texto foi aprovado integralmente, aprovado com revisões requeridas ou rejeitado.

Periodicidade: Contínua - Com previsão de publicação de Dossiês Temáticos nos meses de abril, setembro e dezembro de cada ano.

Taxas: A revista Urdimento não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

Responsabilidade ideológica: Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Urdimento ou do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do CEART/UDESC.

Conflito de interesses: O conflito de interesses pode ser de ordem acadêmica, pessoal, política, comercial, financeira ou, ainda, de outra natureza. O conflito de interesses é um processo ou uma situação em que autoras(es), revisoras(es) ou editoras(es) possuem interesses, visíveis ou não, que podem influir na produção dos dados, na redação ou na avaliação/revisão do manuscrito. O processo de revisão por pares, a atividade dos editores e a credibilidade das informações presentes nos manuscritos estão associados à gestão do conflito de interesses.

  •  A/O(s) autor(as/es) do manuscrito deve(m) informar obrigatoriamente se existe ou não       conflito de interesses por meio de uma declaração. Esta deverá ser obrigatoriamente anexado no Passo 4 – transferência de documentos suplementares. Nos manuscritos em que houver conflito de interesses essa informação deverá constar obrigatoriamente em uma nota de rodapé presente no início do texto.
  • O(s) consultor(es) ad hoc deve(m) obrigatoriamente dar ciência aos editores da Urdimento de quaisquer conflitos de interesse que possam ter influência em sua opinião sobre o manuscrito, e, se for o caso, deve(m) declarar-se não qualificado(s) para dar-lhe parecer.

Indexação da Urdimento: É tarefa da Editora-chefe e dos Editores-Associados procurar indexar a Urdimento em indexadores que lhe deem visibilidade e manutenção de sua qualidade. Cabe a eles também a permanente atualização dos artigos da Urdimento juntos aos indexadores já conquistados.

Redes Sociais: O Núcleo de Periódicos do PPGAC é o responsável pela alimentação das redes sociais da Urdimento. É vedada autopromoção nas postagens, propaganda político-partidária, uso de linguagem chula e ofensiva.

Política de Privacidade: As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade das(es) autoras(es). A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada pelos responsáveis ou seus representantes. Os nomes e endereços informados nesta revista não estão disponíveis para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Acesso Livre

A Urdimento oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Políticas de Preservação Digital

A Urdimento é hospedada no Portal de Periódicos Udesc, o que garante a preservação de seu conteúdo digital por meio do Open Journal System, a partir do sistema PKP PN. A recuperação dos dados está garantida por meio de backups periódicos realizados pela Udesc. O conteúdo também é preservado pela Rede Cariniana, a qual faz parte do programa LOCKSS.

Histórico da Urdimento

A Urdimento foi lançada em 1997 como periódico do Núcleo de Pesquisas Teatrais para a América Latina, do Centro de Artes (CEART) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), tendo o Professor Doutor André Carreira como seu idealizador e seu editor até 2003.

Em 2004 a Urdimento passou a ser um periódico do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT). A editoria passou ao encargo de Edélcio Mostaço e a sua periodicidade anual foi normalizada. Em 2005 a Urdimento conquistou o conceito A junto ao qualis da CAPES para periódicos nacionais.

Em 2006 a editoria da Urdimento adotou a política de publicar na capa e na contracapa imagens de espetáculos produzidos nas disciplinas de Montagem Teatral I e II do curso de graduação em Teatro do CEART.

Em 2007 o periódico assume a nomenclatura definitiva e que mantém até os dias de hoje (2021), denominando-se Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas.

No ano de 2008 a Urdimento reformulou sua estrutura interna ao adotar os Dossiês Temáticos em suas seções. E passou a ser um periódico semestral. Mudanças nas estruturas também ocorreram em 2011 quando foi criada a seção Ensaio Fotográfico de Espetáculos, com o intuito de dar visibilidade aos processos cênicos dos docentes e discentes do  CEART, criando um registro histórico das suas Montagens.

Com o v. 1 n. 22 (2014) a Urdimento deixou de ser impressa e torna-se um periódico, exclusivamente, online, adequando-se, desta forma, as novas mídias e proposições dos periódicos nacionais e internacionais. E as mudanças continuaram quando em 2017 este periódico se tornou uma edição quadrimestral. E foi a sua viabilidade em periódico online que possibilitou a sua manutenção e crescimento durante a pandemia de 2020/2022.

As alterações da Urdimento, ao longo desses vinte e vinte anos de história (1997-2022), revelam que este periódico se mantem vivo e em permanente busca de aproximar-se do pensamento e da prática teatral contemporânea ou histórica. E, com isso, a Urdimento se reinventa e se apropria das novas ferramentas advindas da implementação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Teatro, junto ao CEART/UDESC. Nesse percurso diferentes editoras(es) assumiram a responsabilidade de continuar produzido esse relevante periódico, hoje qualis A1 na CAPES, foram estreitando os laços entre a produção artística da graduação e a reflexão teórica/prática na Pós-graduação

Indicadores

A Urdimento possui um índice h de 18 e o Índice i10 de 42, formulado a partir do Google Acadêmico em 2022.

Sponsors