O lugar do teatro na escola – uma breve incursão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019158

Palabras clave:

Educação básica, Projeto pedagógico, Ensino de teatro

Resumen

O estudo parte de levantamento de dados sobre três instituições educacionais privadas do estado do Rio de janeiro. Depois de identificar as respectivas realidades estruturais, socioculturais e econômicas, o estudo investigou as condições de trabalho do professor e a demanda da escola em relação ao ensino do teatro, com o objetivo de identificar a função atribuída a esta disciplina no contexto escolar. Como fonte, foram utilizados os respectivos sites e materiais de divulgação, assim como depoimentos de professores inseridos em cada um desses contextos. As escolas são identificadas por nomes fictícios, tanto para que o foco da análise seja o projeto, a gestão e a prática pedagógica, quanto para preservar as relações de trabalho.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liliane Ferreira Mundim, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora doutora Departamento de Ensino de Teatro - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Rebeca Queiroz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Laura Menezes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Nei Rafael, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Arthur Brandão, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Citas

BALL, Stephen J. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v.35, n. 2, 2010, p.37-55.

BOUDIEU, P. e PASERRON, J. A reprodução. Petrópolis: Vozes, 2014.

ICLE, Gilberto. Da Pedagogia do Ator à Pedagogia Teatral: verdade, urgência, movi- mento. O Percevejo. V.1, n.2, 2009. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index. php/opercevejoonline/article/view/525. Acesso em: 25 maio 2019.

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conte- údos teatrais? Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC, n. 17, setembro de 2011, p. 71-77. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/ view/1414573102172011070/9529. Acesso em: 24 maio 2019.

KOUDELA, Ingrid Dormien e SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológi- cas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista. São Luís, V. 3, n.2, dezem- bro 2005, p. 145-154.

REVERBEL, Olga, Jogos teatrais na escola. São Paulo: Scipione, 1996.

VOLPATO, F. Expressão corporal: a dança e o teatro como estratégias na construção do saber. Eventos Pedagógicos, v.6, n.2, jun 2015, p.102-112. Disponível em: http:// sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1836/1424. Aces-

so em 24 jul. 2019.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

MUNDIM, Liliane Ferreira; QUEIROZ, Rebeca; MENEZES, Laura; RAFAEL, Nei; BRANDÃO, Arthur. O lugar do teatro na escola – uma breve incursão. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 158–170, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019158. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15787. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art