What happened? An artistic-pedagogical inventory of drama teaching in Rio de Janeiro in times of pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0115

Keywords:

Drama teaching, Drama pedagogy, Remote teaching.

Abstract

This qualitative research presents an artistic-pedagogical inventory of the practices and actions of artist-teachers in times of pandemic, in Rio de Janeiro, Brazil. It reflected, through a critical and hopeful outline, on what happened in the first semester of 2020 with the teaching of Drama in Basic Education in the state of Rio de Janeiro. Always attentive to the voices of teachers, and substantiated by theoretical-documentary references, this article identifies the protagonism of teachers who assumed, often without realizing it, the condition of researchers, authors, producers of emergency knowledge and protagonists of this unprecedented moment of our history.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Janaína Meira Russeff, CESPEB/UFRJ

Mestrado em Ensino das Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialização em Educação pala Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Teatro pela mesma Universidade. Professora da educação básica na rede pública e privada do Rio de Janeiro.

References

ANDRE, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.

AGAMBEN, Giorgio. “O que é o Contemporâneo?” In: O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

BOAL, Augusto. Jogos para Atores e Não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22/07/2020.

BRASIL. Decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de março de 2020, Seção: 1 – Extra, p. 1. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-legislativo-249090982

BRASIL. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID 19. CNE/CP nº 9/2020, de 28/4/2020 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

BRASIL. Diretrizes, aprovado pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) – homologação. Diário Oficial da União, Brasília, 1 de junho de 2020, Edição 103, Seção: 1, p. 32. Disponível em:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931

CARDOSO Jr, Wilson. Artes Visuais em tempos de pandemia. Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em http://www.educacao.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/12/NVersao-Arte-em-Tempos-de-Pandemia.pdf?fbclid=IwAR3prno-1fsaY-Tx3Y0vsYP5uGYUrFS5VhSNnnnhjfCTxZGAf9NZ7ylG7Gw

FLICK, Uwe. Pesquisa Qualitativa online: a utilização da internet. In: Métodos de Pesquisa: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Rio de Janeiro: Artmed-Bookman, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra,1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2019.

LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, H e CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

NAVARRO, Mathieu, NOUVEAU, Sylvain, POMMIEZ, François e TURBÉ, Aurore. Hugh o índio Apache - A história do grande céu. In: Site Correio Brasiliense, 2020c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4wt-M46PFq8

NÓVOA, António. Formação de professores para um mundo plural. In: Educar e transformar em tempos de pandemia. Palestra apresentada no Festival do Conhecimento. Rio de Janeiro/UFRJ, 2020. In: Plataforma Youtube

PL Projeto de Lei 2401/2019. Dispõe sobre o exercício do direito à educação domiciliar, altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=86396F8E16039E7E55083D6BCBAB8B71.proposicoesWebExterno2?codteor=1734553&filename=PL+2401/2019

SCHWARCZ, Lilia. Quando acaba o século XX. 2020a, Breve Companhia.

SCHWARCZ, Lilia. 100 dias que mudaram o mundo. in Site UOL, 2020b. Disponível em: https://www.uol.com.br/universa/reportagens-especiais/coronavirus-100-dias-que-mudaram-o-mundo/#page4

SCHWARCZ, Lilia. Crença em uma cura mágica é comum em pandemias. In: Site Correio Brasiliense, 2020c. Disponível em:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/07/27/interna_politica,875636/crenca-em-uma-cura-magica-e-comum-em-pandemias-diz-lilia-schwarcz.shtml

SOTER DA SILVEIRA, Silvia Camara. Saberes docentes para o ensino de dança: Relação entre saberes e formação inicial de licenciados em Dança e em Educação Física que atuam em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e da região metropolitana. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Editora Vozes, 2012.

TIC Domicílios 2019. Principais Resultados, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf

Published

2021-12-13

How to Cite

RUSSEFF, Janaína Meira. What happened? An artistic-pedagogical inventory of drama teaching in Rio de Janeiro in times of pandemic. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–34, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0115. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20408. Acesso em: 14 may. 2024.