Grupo de teatro e teatro de grupo na Colômbia parte 1: um estudo remoto em Medellín

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0212

Palavras-chave:

Teatro de grupo latino-americano, Política cultural, Pesquisa virtual

Resumo

O artigo se baseia em pesquisa que teve como fonte as páginas virtuais de grupos teatrais da cidade de Medellín, prefeitura, imprensa, festivais e revistas acadêmicas. Depois de apresentados os conceitos envolvidos e a metodologia, buscam-se os aspectos em comum e observam-se as especificidades de cada conjunto, tendo como fonte principal seus textos de autodefinição. O que pode uma pesquisa remota, na busca de pistas de um teatro de grupo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosyane Trotta, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Artes Cênicas (PPGAC) e Mestre em Teatro (PPGT) pela UNIRIO. Professora do Departamento de Direção Teatral, docente permanente do PPGAC e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC) da UNIRIO. Coordenadora dos projetos de pesquisa A periferia como centro: pesquisa e docência no teatro de grupo do Rio de Janeiro (CNPq) e Autoficção e decolonialidade nos processos coletivos de criação dramatúrgica (UNIRIO).

Referências

AGUDELO, Yenny Paola. A violência na dramaturgia colombiana de Tania Cárdenas e Ana Maria Vallejo. In: Letra e Ato, Unicamp, p.48-55, 2019. Disponível em:

https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/edicoesletraeato/article/view/4608/4638. Acesso em: 02 dez. 2021.

CALLE, David. Grupos de teatro de Medellín, en descontento con MinCultura. In: El tiempo, 14 de abril de 2021. Disponível em:

https://www.eltiempo.com/colombia/medellin/medellin-grupos-de-teatro-inconformes-con-salas-abiertas-581030. Acesso em: 13 jan.2022.

CASTAÑEDA, Ronal. El Teatro El Trueque se queda sin casa. In: El Colombiano, 10 de maio de 2019, Bogotá.

Disponível em: https://www.elcolombiano.com/cultura/el-trueque-se-queda-sin-sede-LA10678425. Acesso em: 06 dez. 2021.

CORTÉS, Raúl. Teatro Experimental Fontibón: poética, resistencia y mistério (1979-2019). Medellín, Fundação Teatro Experimental Fontibón / MinCultura, 2018. Disponível em:

https://issuu.com/experimentalfontibon/docs/maqueta_libro_final_dic_7 . Acesso em: 13 jan. 2022.

ESQUIVEL, Catalina. Teatro La Candelaria: memoria y presente del teatro colombiano. Tese de Doutorado. Facultad de Filosofia y Letras. Universidad Autónoma de Barcelona. 2014, 298p. Disponível em: https://www.tdx.cat/handle/10803/283533?locale-attribute=es#page=1. Acesso em: 13 jan. 2022.

FORERO, Andrea del P. Prácticas de comunicación para el cambio social en colectivos de teatro pioneros en Bogotá. In: Discurso Visual, revista arbitrada de Artes Visuales, tercera época, número 45, p.133-142, enero/junio 2020.

GIACCHÈ, Piergiorgio. Lo spettatore participante: contributi per un’antropologia del teatro. Milano: Guerini, 1991.

MERCADO, Camila. El Teatro Comunitario en crecimiento. Debates en torno a la autogestión de los recursos. In: VII Jornadas Santiago Wallace de Investigación en Antropología Social. Sección de Antropología Social. Instituto de Ciencias Antropológicas. Facultad de Filosofía y Letras, UBA, Buenos Aires, 2013. Disponível em: https://www.aacademica.org/000-063/135. Acesso em: 06 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-06

Como Citar

TROTTA, Rosyane. Grupo de teatro e teatro de grupo na Colômbia parte 1: um estudo remoto em Medellín. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0212. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21410. Acesso em: 28 mar. 2024.