A PROXÊMICA E A EXCLUSÃO SOCIAL<em>PROXEMICS AND SOCIAL EXCLUSION</em>

Autores

  • Maria Mafra Souza IECAD - Instituto de Educação Contemporânea à Distância / Curitiba - PR

Resumo

Este artigo aborda questões sobre a ocupação espacial e, fazendo referência com a proxêmica, centra a situação dos excluídos que, geralmente, apresentam problemas em sua relação à distribuição espacial. Se o excluído é uma “escória” para a sociedade capitalista, não deixa de ser, também, um problema social. De alguma forma, o excluído ocupa um espaço, o espaço marginal que precisa ser revisto como situação de extrema importância para a vida das comunidades.
Palavras-Chave: Espacialização. Proxêmica. Exclusão social.

Abstract
This article addresses issues of spatial occupation and, with reference to proxemics, focuses the situation of marginalized people, who usually have problems in their relationship with the spatial distribution. If the excluded is a “scum” to the capitalist society, it is nonetheless also a social problem. Somehow, the excluded occupies a space, the marginal space that needs to be revised as a situation of extreme importance for the life of the communities.
Keywords: Spatialization. Proxemics. Social Exclusion.

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Biografia do Autor

Maria Mafra Souza, IECAD - Instituto de Educação Contemporânea à Distância / Curitiba - PR

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALE, especialista em Arte-Educação pela Faculdade de Educação Musical do Paraná/FAP e Mestre em Antropologia Social desde 2003 pela American Word University/AWU. Experiência profissional em desenvolvimento de equipes de produção, coordenação de projetos e eventos, supervisão de programas de educação de crianças, de jovens e adultos, de educação em saúde e ecologia, de lazer, esportes e cultura.

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Publicado

2010-04-12

Como Citar

MAFRA SOUZA, Maria. A PROXÊMICA E A EXCLUSÃO SOCIAL<em>PROXEMICS AND SOCIAL EXCLUSION</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 14–22, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1602. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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