PANORAMA SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO <em> OVERVIEW OF SERVICE ORGANIZATION IN INFORMATION UNITS </em>

Autores

  • Nídia Maria Lienert Lubisco Universidade Federal da Bahia

Resumo

O conteúdo deste artigo, expresso no seu título, resulta da soma de estudos teóricos e da prática profissional e docente. Ele visa reunir os elementos considerados essenciais no planejamento da organização de serviços bibliotecários e na sua gestão, de modo que eles sejam implementados segundo as características da biblioteca que os oferece, focando o público usuário, segundo suas peculiaridades. Para tanto, adota-se um modelo de tipologia de bibliotecas, construída a partir de três variáveis interdependentes – função, acervo e público – comentando-se sumariamente os cinco tipos de biblioteca propostos. A seguir, enfoca-se a missão como elemento norteador da ação do gestor, tendo em mente as funções administrativas planejamento, direção, organização e controle, funções estas voltadas para a organização e a implementação dos serviços bibliotecários. Considera-se uma estrutura organizacional baseada em estudo de Antonio Miranda, que integra os serviços de biblioteca em três grandes blocos ou áreas – serviços administrativos, técnicos e sociais. Apresenta-se um quadro de serviços técnicos por tipo de biblioteca; comentam-se os serviços ao usuário, tradicionais e mediados por computador. Conclui-se com as funções organização e controle, destacando nesta a importância da avaliação numa gestão de qualidade e sua condição de insumo para o (re)planejamento, dando destaque às dimensões objetiva e subjetiva do processo avaliativo, sendo para esta última indicada a ferramenta LibQUAL+.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nídia Maria Lienert Lubisco, Universidade Federal da Bahia

Professora adjunta, Chefe do Departamento de Fundamentos e Procesos Informacionais e Vice-Diretora do Instituto de Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

LUBISCO, Nídia Maria Lienert. PANORAMA SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO <em> OVERVIEW OF SERVICE ORGANIZATION IN INFORMATION UNITS </em>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 39–58, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2309. Acesso em: 28 mar. 2024.