As condições cotidianas na periferia: um olhar a partir do ramal de trem de Belford Roxo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246242023e0303

Palabras clave:

cotidiano, mobilidade urbana, Belford Roxo, Supervia

Resumen

Este artigo tem como propósito analisar a questão da mobilidade dos residentes em áreas periféricas, com enfoque na Baixada Fluminense, por meio de um estudo de caso do ramal Belford Roxo. A qualidade de vida precária experimentada por esses moradores está diretamente vinculada ao transporte ferroviário, o qual não satisfaz a demanda da população de exercer plenamente seu direito à mobilidade dentro do contexto urbano. A pesquisa se fundamenta em uma revisão abrangente de literatura especializada, apoiada por dados oficiais e estudos pertinentes à problemática da mobilidade na área em análise. Ao final do estudo, são identificadas as deficiências e fragilidades inerentes ao sistema de transporte fornecido pela Supervia. Tais questões são acentuadas pelas adversidades enfrentadas diariamente pelos cidadãos da periferia fluminense: os constantes atrasos e a superlotação dos horários de trens, que limitam significativamente as oportunidades de vivência plena dos habitantes no ambiente urbano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávio Júlio Felix da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando em Geografia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

André Santos Rocha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

Citas

ABREU, Mauricio de Almeida. A evolução urbana do Rio de Janeiro. 4. ed. Rio de Janeiro: IPP, 2013.

ABRANTES, Thalita. Onde vive quem mais demora para chegar ao trabalho no Brasil. Exame, [s.l.], 16 fev. 2016. Disponível em: https://exame.com/brasil/onde-vive-quem-mais-demora-para-chegar-ao-trabalho-no-brasil/. Acesso em: 12 dez. 2022.

ALVES, José Cláudio Souza. Dos barões ao extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense. [S.l.]: Associação de Professores e Pesquisadores de História, CAPPH-CLIO, 2003.

ARAGÃO, Luciano Ximenes. (Des) caminhos da migração pendular na metrópole do Rio de Janeiro: uma perspectiva a partir dos eixos de transporte. TRAVESSIA-revista do migrante, São Paulo, n. 64, p. 23-36, 2009.

BARBOSA, Adorian. "Trem das onze. [S.l.], 2013. . 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal: Adoniran Barbosa. Disponível em: https://youtu.be/RkkGVgOqPuM. Acesso em: 10 ago. 2023.

CAMPOS, Álvaro de. Ode triunfal. [S.l.]: Multipessoa, c2022. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/2459 Acessao em: 18 fev. 2022.

CORRÊA, Roberto Lobato. A periferia urbana. Geosul, Florianópolis, Santa Catarina, v. 1, n. 2, p. 70-78, 1986.

DEMANDA de passageiro por estação 2019. [S.l.]: Supervia, 2019. Disponível em: https://www.supervia.com.br/sites/default/files/demanda_de_passageiros_por_estacao_2019-12.pdf. Acesso em: 17 fev. 2022.

DEMANDA de passageiro por estação 2021. [S.l.]: Supervia, 2021. Disponível em: https://www.supervia.com.br/sites/default/files/demanda_de_passageiros_por_estacao_2021-12.pdf. Acessao em: 17 fev. 2022.

ESTAÇÃO de Belford Roxo. [S.l.]: Supervia, c2022. Disponível em: https://www.supervia.com.br/pt-br/estacao/belford-roxo. Acesso em: 17 fev. 2022.

ESTAÇÕES Ferroviárias do Brasil. [S.l.: s.n.], 2023. Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_mangaratiba/itaguai.htm. Acesso em: 17 fev. 2022.

HISTÓRIA de Belford Roxo. [Rio de Janeiro: IBGE], 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/belford-roxo/historico. Acesso em: 15 fev. 2022.

JARDIM, Antonio de Ponte. Mobilidade intrametropolitana no Rio de Janeiro. In: PÓVOA-NETO, Helion; FERREIRA, Ademir Pacelli (orgs.). Cruzando fronteiras disciplinares: um panorama dos estudos migratórios. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Tradução: Sérgio Martins. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. Tradução: Alcides João de Barros. São Paulo: Editora Ática, 1991.

LINHA ramal de Belford Roxo. [Rio de Janeiro: Moovit], c2022. Disponível em: https://moovitapp.com/index/pt-br/transporte_p%C3%BAblico-line-RAMAL_BELFORD_ROXO-Rio_de_Janeiro-322-851522-424558-0. Acesso em: 17 fev. 2022.

MAIA, Thayná de Oliveria Cagnin. Epistemologia feminista na geografia para repensar o direito à cidade. 2020. Monografia (Licenciatura em Geografia) − Instituto Multidisciplinar, UFRRJ, Nova Iguaçu, 2020.

MAPA da desigualdade: Miniperfis. [Rio de Janeiro?: Casa Fluminense], 2020. Disponível em: https://casafluminense.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Mapa-da-Desigualdade-Miniperfis-.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

MAPA da desigualdade. [Rio de Janeiro?: Casa Fluminense], 2020. Disponível em: https://www.casafluminense.org.br/wp-content/uploads/2020/07/mapa-da-desigualdade-2020-final_compressed.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

MONTEIRO, Linderval Augusto. Para além do “voto de sangue”: escolhas populares e liderança política carismática na Baixada Fluminense: o caso Joca. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 2, p. 121-152, 2013.

NOSSA concessão. [S.l.]: Supervia, c2022. Disponível em: https://www.supervia.com.br/pt-br/nossa-concessao. Acesso em: 17 fev. 2022.

PLANO de ação plano de ocupação / urbanização para a área de Gericinó no município de Nilópolis - RJ. [S.l.]: MDR, c2013. Disponível em: https://antigo.mdr.gov.br/images/stories/ArquivosSNPU/Biblioteca/ReabilitacaoAreasUrbanas/Nilopolis_Levantamento_Dados_Socio-economicos.pdf. Acesso em: 15 fev. 2013.

RIO DE JANEIRO (Estado). Lei n. 1640, de 03 de abril de 1990. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, 1990. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/e7beeedac372c17d032565310075f9ba?OpenDocument#:~:text=CRIA%20O%20MUNIC%C3%8DPIO%20DE%20BELFORD,DO%20MUNIC%C3%8DPIO%20DE%20NOVA%20IGUA%C3%87U. Acesso em: 15 jan. 2022.

ROCHA, André Santos. Nós não temos nada a ver com a Baixada: problemáticas de uma representação hegemônica na composição do território. Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, Belford Roxo, Ano 3, n. 4, p. 1-22, jan./jul. 2013.

ROCHA, André Santos. As representações ideais de um território: dinâmica econômica e política, agentes e a produção de novos sentidos na apropriação territorial da Baixada Fluminense pós 1990. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) − Programa de Pós-graduação em Geografia,Instituto Geociências, UFRJ, Rio de Janeiro, 2014.

SANTOS, Leonardo Moura. Mobilidade urbana no estado do rio de janeiro: panorama atual, perspectivas e impactos gerados pelas obras de melhoria no sistema de transportes sobre trilhos até os jogos olímpicos de 2016. 2015. Monografia (Bacharelado em Administração Pública) − Instituto de Ciências Humanas e Sociais, UFF, Rio de Janeiro, 2015.

SEGADA SOARES, Maria Therezinha. Nova Iguaçu: absorção de uma célula urbana pelo Grande Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro: IBGE, v. 2, n. 24, p. 155-256, 1962.

SIMÕES, Manoel Ricardo. A cidade estilhaçada: reestruturação econômica e emancipações municipais da Baixada Fluminense. Mesquita: Entorno, 2007. p. 20.

Publicado

2023-10-30

Cómo citar

SILVA, Flávio Júlio Felix da; ROCHA, André Santos. As condições cotidianas na periferia: um olhar a partir do ramal de trem de Belford Roxo. PerCursos, Florianópolis, v. 24, p. e0303, 2023. DOI: 10.5965/19847246242023e0303. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/23488. Acesso em: 2 jun. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Questão Urbana, os sujeitos dos territórios populares e a luta pelo direito à cidade”