MASACCIO, CULTURA CRISTÃ NO PRIMEIRO RENASCIMENTO: A INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DE GIULIO CARLO ARGAN E A EXEGESE DA FORMA

Auteurs

  • João Cícero Teixeira Bezerra Université de l'État de rio de janeiro image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5965/21752346102202018123

Mots-clés :

historiografia, história da arte, Renascimento

Résumé

O artigo analisa a relação entre a cultura cristã e a forma perspectiva na obra de Masaccio no primeiro Renascimento, a partir de uma interpretação do historiador italiano Giulio Carlo Argan. Para isso, discute-se o debate teológico da forma total presente nos escritos de São Pedro Damião a fim de especular possibilidades interpretativas para o surgimento da forma perspectiva em Florença no século XV. Outros historiadores como Frederick Antal, Ernst Gombrich, Ernst Panofsky são solicitados para dialogar com a interpretação de Argan. Assim sendo, o ensaio segue dois caminhos: 1º - apresenta a obra de Masaccio no contexto do Renascimento, e 2º- debate sobre o método historiográfico do historiador italiano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

João Cícero Teixeira Bezerra, Université de l'État de rio de janeiro

Historiador e Crítico de Arte e Teatro e dramaturgo. Formado em Teoria do Teatro pela UniRIO, Mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição, Doutor em História Social da Cultura na PUC-RIO. Pós-doutor em Artes Cênicas - Unirio.

Références

ANTAL, Frederick. Florentine painting and its social background: the bourgeois republic before Cosimo de Medici’s advent to power, XIV and early XV centuries. New York: Icon Editions/ Harper & Row, 1975.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ARGAN, Giulio Carlo. Clássico anticlássico: o Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. Trad. Lorenzo Mammì. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana: de Giotto a Leonardo. Volume II. Trad. Wilma de Katinszky. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

AUERBACH, Erich. Mímesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Trad. vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2011.

CARVALHO, Mario A. Santiago de. Noção, medição e possibilidade do vácuo segundo Henrique de Gand. Revista Filosófica de Coimbra, Coimbra, Vol. 1, n. 2, p. 359-385. 1992. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10316/14689>. Acesso em: 2 nov. 2017.

GOMBRICH, Ernst H. J. A história da arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Trad. Elisabete Nunes. Lisboa: Edições 70, 1999.

REALE, Giovanni. História da Filosofia Grega e Romana I –VIII. Trad. Henrique Claudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

RESNICK, I. M. Divine power & possibility in St. Peter Damian`s De Divina Omnipotentia. Leiden, Netherlands: E. J. BRILL, 1992.

VASARI, Giorgio. Vida dos artistas florentinos. Trad. Luciano Belosi. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

Téléchargements

Publiée

2018-10-25

Comment citer

BEZERRA, João Cícero Teixeira. MASACCIO, CULTURA CRISTÃ NO PRIMEIRO RENASCIMENTO: A INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DE GIULIO CARLO ARGAN E A EXEGESE DA FORMA. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 22, p. 123–142, 2018. DOI: 10.5965/21752346102202018123. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/11328. Acesso em: 16 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção aberta