Edições anteriores

  • Desafios de ensinar a ler linguagens
    v. 16 n. 38 (2024)

    O dossiê DESAFIOS DE ENSINAR A LER LINGUAGENS, com organização da Professora Doutora Roser Juanola Terradellas - Catedrática Emérita da Universitat de Girona/UdG, Catalunha, Espanha e da Professora Doutora Sandra Ramalho e Oliveira - Professora Titular Aposentada da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Brasil, inicia suas publicações em 01/02/2024. Como a revista agora é fluxo contínuo, os artigos que o compõem serão publicados em periodicidade semanal a quinzenal. Agradecemos as estimadas organizadoras, autoras e autores, avaliadoras e avaliadores. Esperamos que todos apreciem mais este número da Revista Palíndromo. 

  • Publicações de artista: espaço e tempo do impresso ao virtual
    v. 15 n. 37 (2023)

    Dossiê Publicações de artista: espaço e tempo do impresso ao virtual, organizado pelas Profas. Dras. Sandra Maria Correia Favero (UDESC) e Silvana Barbosa Macedo (UDESC), inicia suas publicações no dia 01/10/2023 e os artigos que o compõem seguem sendo publicados semanalmente ao longo de outubro e novembro.

     

  • As artimanhas do grotesco no contemporâneo
    v. 15 n. 36 (2023)

    A Revista Palíndromo agora está em fluxo contínuo! Permanecemos com fechamento das três edições anuais, vinculadas às três linhas de pesquisa do PPGAV-UDESC, e há datas-limite para envio de trabalhos para publicação dos dossiês temáticos (seção temática), mas as demais modalidades de publicação receberão e publicarão em fluxo contínuo (recebimento e publicação a qualquer tempo).

    O n. 36 da revista  já foi concebido nesse novo formato e leitores vão observar que os artigos serão publicados ao longo do tempo. Esperamos que leitores, autores e avaliadores apreciem!

    Os artigos para o dossiê As artimanhas do Grotesco no contemporâneo, organizados pelos Prof. Dr. Afonso Medeiros (UFPA) e Prof. Dr. Marcos Villela Pereira (#leavingacademia) serão publicados até o dia 30/06/2023.

  • A prática artística como pesquisa em educação
    v. 15 n. 35 (2023)

    Organização: Prof. Dr. Elaine Schmidlin e Prof. Dr. Jociele Lampert (DAV e PPGAV)

    Intensificar a pesquisa com/na/sobre arte em seus contágios com a Educação é a proposta para a chamada ao dossiê intitulado: A prática artística como pesquisa em educação. Quais os objetivos e os impactos destas investigações para o campo das artes visuais? Quais os atravessamentos entre práticas, artística e docente, que se pode potencializar? Convidamos artistas, professores e pesquisadores para escreverem sobre suas práticas entrelaçadas por investigações e metodologias baseadas no contexto, tanto do ensino quanto das artes visuais.

  • A terra dura: potências do sonho e arte
    v. 14 n. 34 (2022)

    Oorganização: Profa. Dra. Alice Lino Lecci; Profa. Dra. Debora Pazetto, Profa. Dra. Marta Martins

    Vivemos um momento de crise aguda do capital, no qual a produção e a pesquisa artísticas devem escutar os povos ou grupos que têm resistido bravamente nas margens do planeta. É preciso aprender com as práticas de resiliência, drible e luta dos povos da floresta, dos quilombolas, dos movimentos populares nas ocupações urbanas, das feministas comunitárias de Abya Yala, dos zapatistas. E uma das primeiras coisas que ensinam diz respeito à importância de alimentar “um outro lugar que a gente pode habitar além dessa terra dura: o lugar do sonho”, como diz Ailton Krenak. Sonhar, mas não como fantasia individual, e sim como método coletivo para disputar estética, teórica e politicamente pelos territórios materiais e simbólicos da imaginação e da produção de mundo. Como a arte entra nessa disputa pela libertação dos corpos e subjetividades capturados pelo sistema que os oprime e criminaliza suas diferenças?

  • A questão do detalhe na história da arte
    v. 14 n. 33 (2022)

    Organização: Patricia Delayti Telles (Universidade de Évora e Universidade de Coimbra).

  • Formação de professores de artes no Brasil: problematizações a partir do projeto em rede observatório
    v. 14 n. 32 (2022)

    Organização: Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC)

    Profa. Dra. Vera  Penzo Fernandes(UFMS)

    A presente proposta é resultado de pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG) e da Rede Latino-Americana de Investigadores em Formação de Professores de Artes (LAIFOPA). Analisa, a partir da atual conjuntura, diferentes problemáticas relacionadas a formação de professores de Artes Visuais no Brasil e América Latina. Os estudos orientam-se pelo conceito de práxis na abordagem do materialismo histórico dialético, no entanto outras abordagens pós-críticas podem compor este número da revista. Busca discutir processos sociais que engendram diferentes proposta curriculares nacionais e internacionais, as condições de trabalho, a materialidade da profissão e diferentes aspectos da formação de professores de Arte. Agrega textos de pesquisadores da Região Norte, Sul, Centro-oeste, Sudeste e Nordeste brasileiro e de pesquisadores Argentinos e portugueses. A partir de chamada aberta também poderá receber outros estudos que problematizem as licenciaturas em Artes Visuais no Brasil e ou na América Latina.  Os resultados das pesquisas são sistematizados com o objetivo de dimensionar mudanças e continuidades nos currículos da formação de professores de Artes Visuais e problematizar propostas curriculares contemporâneas que cerceiam a autonomia e a liberdade de criação na formação docente.

  • Escritas de artista e outras proposições
    v. 13 n. 31 (2021)

    Organização: Prof. Dr. Raquel Stolf e  Prof. Dr. Regina Melim 

    Investigações em torno da escrita, da leitura e da escuta, abordando articulações entre texto e som, numa relação com a publicação de artista e outros espaços da arte, bem como, com práticas e processos de escrita de pesquisas em arte. 

  • Autorretratos críticos: o que me/nos/vos motiva?
    v. 13 n. 30 (2021)

    Organização: Prof. Dr. Stéphane Huchet (UFMG)

    Convidados especiais: Pierre-Henry Frangne, Laurent Bove, Paulo Herkenhoff

    Editora chefe: Prof. Dra. Luana Wedekin (UDESC)

  • Obra original de Carlos Donaduzzi Título: Autorretrato (2020) Fotografia digital Composição e diagramação à partir da obra de Carlos Donaduzzi: Elisa Vieira Queiroz

    Dossiê Artes, tecnologias digitais e o ensino em tempos de isolamento social
    v. 13 n. 29 (2021)

    Organização Mara Rúbia Sant'Anna

    Convidadas especiais: Professoras Patrícia Weissman, Myriam Lemonchois, Virginie Ruppin e Maristani Zamperetti e os artistas Susano Correia e Carlos Donaduzzi.

    Editoras de apoio Elisa Queiroz e Tatiane Rebelatto

  • Permeando Paisagens
    v. 12 n. 28 (2020)

    Sandra Maria Correia Favero

    Silvana Barbosa Macêdo

    Organizadoras do Dossiê

     

    Gabriel Augusto de Paula Bonfim

    Editor de apoio

  • Linha Teoria e História da Arte
    v. 12 n. 27 (2020)

    Dossiê "O ornamento nas artes visuais: temas e abordagens na pesquisa contemporânea". 

    Organização das professoras 

    Alice de Oliveira Viana (PPGAV-UDESC)
    Luana Maribele Wedekin (PPGAV-UDESC)

  • CORPO PERCURSO PAISAGEM
    v. 12 n. 26 (2020)

    Organizadores:

    Sandra Maria Correia Favero
    Gabriel Augusto de Paula Bonfim

  • Pesquisa em Arte e Arte Educação
    v. 11 n. 25 (2019)

    Organizadores:

    Jociele Lampert
    Fabio Wosniak
  • Capa Palíndromo 24

    Palíndromo
    v. 11 n. 24 (2019)

  • Palindromo 23
    v. 11 n. 23 (2019)

  • Palíndromo 22
    v. 10 n. 22 (2018)

  • Palíndromo 21
    v. 10 n. 21 (2018)

  • Palíndromo 20
    v. 10 n. 20 (2018)

  • PALÍNDROMO 19
    v. 9 n. 19 (2017)

  • PALÍNDROMO 18
    v. 9 n. 18 (2017)

  • Palídromo
    v. 9 n. 17 (2017)

  • Palíndromo
    v. 8 n. 16 (2016)

  • Palíndromo
    v. 8 n. 15 (2016)

  • Palíndromo
    v. 7 n. 14 (2015)

1-25 de 32