A Escola na Rede: Apresentações da Escola no Ciberespaço

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605102013039

Palabras clave:

escola , modos de apresentação , ciberespaço

Resumen

A pesquisa apresenta reflexões sobre os modos de apresentação da vida escolar a partir da figuratividade apresentada e nos discursos verbais dos adolescentes nas comunidades virtuais das redes sociais digitais, mais especificamente o Orkut. Discute também o modo como a escola se apresenta em seu site oficial e quais as relações e dilemas que se estabelecem entre o visual que a escola constrói de si e o visual construído pelos adolescentes, sujeitos que constituem seu espaço físico. Tomando como referencial teórico os estudos referentes a análise do discurso que permeiam a Semiótica Discursiva dentre outras reflexões pertinentes a sóciossemiótica, pudemos compreender de que modo os alunos, por meio das comunidade virtuais, apresentam a escola de um modo que em muito difere do modo como a escola se apresenta em seu site oficial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Fabricio Zanin, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e mestrado em História (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atualmente é professor adjunto de fotografia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotografia, Semiótica e Ensino de Arte.

Moema Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é professora associada III da UFES e atua na graduação e na Pós-Graduação em Educação da UFES. Participa do Grupo de Pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas que congrega as instituições PUC/SP, CNRS de Paris e USP.É líder do Grupo de Pesquisa do Cnpq GEPEL. É bolsista de produtividade do Cnpq (2013 a 2016). Realizou o Pós- Doutoramento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto junto ao Núcleo de Educação Artística  do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP como bolsista da CAPES. Entre as publicações destaca “O Discurso Modernista da Pintura”(2003) e a “Cidade que Mora em Mim”(2009). Dedica-se às investigações que envolvem os estudos da Educação da Arte e a Formação de Professores de Arte, Estudos da comunicação e da Educação e o aprofundamento da metodologia sociossemiótica.

Citas

DAYTELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

DELEUZE, Gilles; GATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

GREIMAS, A. J. COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008. GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.

________________. Semiótica e Ciências Sociais. São Paulo: Cultrix, 1976. LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.

________________. A sociedade Refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Educ; Pontes, 1992.

________________. Interacciones Arriesgadas. Peru: Universidad de Lima, 2009.

LEMOS, André. Aspectos da cibercultura – vida social nas redes telemáticas. In: Crítica das Práticas Midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002.

_______________. Ciberespaço e Tecnologias Móveis. Processos de Territorialização e Desterritorialização na Cibercultura. 2005. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/território.pdf. Acesso em: 18 jan. 2012.

SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes Sociais Digitais: a cognição conectiva no twitter. São Paulo: Paulus, 2010.

TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007

______________. O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

Publicado

2014-01-28

Cómo citar

ZANIN, Larissa Fabricio; REBOUÇAS, Moema Martins. A Escola na Rede: Apresentações da Escola no Ciberespaço. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, 2014. DOI: 10.5965/2175234605102013039. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4224. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática