A Escola na Rede: Apresentações da Escola no Ciberespaço

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605102013039

Keywords:

school , presentation modes, cyberspace

Abstract

The research presents reflections on modes of presentation of school’s life from figuration presented by teens verbal discourses in virtual communities of social networks, specifically Orkut. It also discusses how the school presents itself on its website and which relationships and dilemmas are established between the self-built school’s view and the adolescents view, individuals who constitute their physical space.Taking as theoretical studies concerning the analysis of discourse that permeate the discourse of semiotics among other relevant considerations to sociosemiotics, we understand how students, through the virtual community, presents the school in a way that differs greatly from the way the school has on its official website.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Larissa Fabricio Zanin, Federal University of Espírito Santo

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e mestrado em História (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atualmente é professor adjunto de fotografia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotografia, Semiótica e Ensino de Arte.

Moema Martins Rebouças, Federal University of Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é professora associada III da UFES e atua na graduação e na Pós-Graduação em Educação da UFES. Participa do Grupo de Pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas que congrega as instituições PUC/SP, CNRS de Paris e USP.É líder do Grupo de Pesquisa do Cnpq GEPEL. É bolsista de produtividade do Cnpq (2013 a 2016). Realizou o Pós- Doutoramento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto junto ao Núcleo de Educação Artística  do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP como bolsista da CAPES. Entre as publicações destaca “O Discurso Modernista da Pintura”(2003) e a “Cidade que Mora em Mim”(2009). Dedica-se às investigações que envolvem os estudos da Educação da Arte e a Formação de Professores de Arte, Estudos da comunicação e da Educação e o aprofundamento da metodologia sociossemiótica.

References

DAYTELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

DELEUZE, Gilles; GATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

GREIMAS, A. J. COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008. GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.

________________. Semiótica e Ciências Sociais. São Paulo: Cultrix, 1976. LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.

________________. A sociedade Refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Educ; Pontes, 1992.

________________. Interacciones Arriesgadas. Peru: Universidad de Lima, 2009.

LEMOS, André. Aspectos da cibercultura – vida social nas redes telemáticas. In: Crítica das Práticas Midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002.

_______________. Ciberespaço e Tecnologias Móveis. Processos de Territorialização e Desterritorialização na Cibercultura. 2005. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/território.pdf. Acesso em: 18 jan. 2012.

SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes Sociais Digitais: a cognição conectiva no twitter. São Paulo: Paulus, 2010.

TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007

______________. O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

Published

2014-01-28

How to Cite

ZANIN, Larissa Fabricio; REBOUÇAS, Moema Martins. A Escola na Rede: Apresentações da Escola no Ciberespaço. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, 2014. DOI: 10.5965/2175234605102013039. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4224. Acesso em: 16 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Seção temática