A arte, o urbano e o social: um espaço de provocação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234606112014064

Palabras clave:

arte , urbano , intervenção

Resumen

Este artigo tem como objetivo propor considerações sobre os novos espaços ocupados pela arte e como essa pode interferir no espaço comum, no espaço urbano, criando uma rede de significações e reestruturando relações no meio urbano. A reorganização da sociedade contemporânea engloba também a reorganização dos espaços da arte, para exemplificar tais intervenções buscou-se destacar a obra de dois artistas que trabalham exclusivamente no espaço urbano, Jenny Holzer e Rafael Lozzano-Hemer. Diante de tais considerações busca-se visualizar como a arte comporta-se inserida no espaço das cidades, bem como inquirir outros arranjos de composições e fazeres que provoquem intensidades do viver.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiana Palma Guerche, Universidad Federal de Santa María

Acadêmica do Curso de Artes Visuais Licenciatura Plena, da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Artes Visuais habilitação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Especialista em Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Franciscano (2009). Membro Interartec/Cnpq e Labinter/PPGART/CAL/UFSM. Bolista PROEXT 2014. 

Andreia Machado Vieira, Universidad Federal de Santa María

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - Brasil e pela Université de Montreal/UdM - Canadá, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa: Corpo, Arte e Clínica - UFRGS; SenseLab research-creation group - Concordia University, Canadá; Arte e Tecnologia - UFSM; e coordenadora do gpc InterArtec/Cnpq e do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) - UFSM. Artista Multimídia com experiência nas áreas de arte e tecnologia, subjetivação contemporânea, sistemas interativos, TIC e EaD; bem como produção de projetos culturais e educacionais. Professora Adjunta II da UFSM no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educação. Membro da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas/ANPAP.

Citas

BAUMAN, Zygmunt Baumam. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahr, 2001.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Paris: Minuit, 1986. [Foucault.Trad. Bras. Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 1991]

______________. Spinoza: cours Vincennes. In: DELEUZE, G. Le cours de Gilles Deleuze. 13 jan. 1981. Disponível em: http://www.webdeleuze.com/php/liste_texte. php?groupe=Spinoza Acesso em: dez. 2012.

DIAS, RMS. Notas introdutórias de uma analítica no campo das modelizações voca- cionais. In JACÓ-VILELA, AM., CEREZZO, AC., and RODRIGUES, HBC., orgs. Clio-psyché: fazeres e dizeres psi na história do Brasil [online]. Rio de Janeiro: Centro Edels- tein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 262-274. ISBN: 978-85-7982-061-8. Available from SciELO Books < http://books.scielo.org>.

______________. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo:capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

______________. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

______________. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.

______________. Microfísica do Poder. 21 ed. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

HEMMER, Rafael L. Reflexiones em torno a cabos sueltos. Diálogo entre José Luis Barrios y Rafael Lozano Hemmer. In: Algunas cosas pasan más veces que todo el tempo. Espanha: Turner, 2007.

HOLZER, Jenny. Projections. Disponível em: <http://www.jennyholzer.com> Acesso em: set. 2014.

LOZANO-HEMMER, Rafael. Rafael Lozano Hemmer. Disponível em: <http://www.lozano-hemmer.com> Acesso em: set. 2014.

NASCIMENTO, E. Performar o discurso: teatro, travestismo, corpo-cidade. VIS: revista do PPG-Arte/UnB, Brasília, DF, v. 10, n. 1, p. 29-37, jan./jun. 2011.

PALLAMIN, Vera M. Arte Urbana: São Paulo Região Central (1945-1998): Obras de caráter temporário e permanente. São Paulo, Fapesp: 2000.

Publicado

2014-07-31

Cómo citar

GUERCHE, Tatiana Palma; VIEIRA, Andreia Machado. A arte, o urbano e o social: um espaço de provocação. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 64–78, 2014. DOI: 10.5965/2175234606112014064. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/2175234606112014064. Acesso em: 19 may. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.