O arquivo, esse monstro temível e sedutor, é transparente e opaco: as histórias de aprendizagem da artista plástica Voluspa Jarpao

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020227

Palabras clave:

Voluspa Jarpa, arquivos, ditaduras, tecnologias digitais, visibilidades

Resumen

O artigo investiga a instalação “Histórias de aprendizagem” da artista plástica chilena Voluspa Jarpa Saldías, que empreende a leitura do arquivo e sua desconstrução, articulando uma nova interpretação do passado, mas, sobretudo, uma leitura diversa da concepção da História, compreendida como uma descontinuidade perpassada pelo esquecimento e pelo apagamento, pois o que está em jogo é o próprio conceito de verdade histórica. A pesquisa empreende a perquirição dos sentidos do silêncio como algo que significa e que se distingue do implícito, que precisa do “dito” para colocar-se sob o sentido, sendo possível pensar o silêncio e a borradura como agentes da censura que dizem respeito ao que não pode ser enunciado em determinadas circunstâncias.

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Biografía del autor/a

Ramsés Albertoni Barbosa, Universidad Federal de Río de Janeiro

Professor de literatura. Mestre em Poética pela UFRJ. Mestrando em Comunicação pelo PPGCOM-UFJF.

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Publicado

2020-01-01

Cómo citar

BARBOSA, Ramsés Albertoni. O arquivo, esse monstro temível e sedutor, é transparente e opaco: as histórias de aprendizagem da artista plástica Voluspa Jarpao. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 227–239, 2020. DOI: 10.5965/2175234612262020227. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15186. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção aberta