Ação política e pedagógica intermunicipal - I fórum do programa inclusão em redes: 'políticas de educação especial, formação humana e afirmação da diversidade’

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782122025262

Palabras clave:

educação especial, políticas públicas, trabalho colaborativo

Resumen

O Programa Inclusão em Redes: políticas de educação especial, formação humana e afirmação da diversidade é uma iniciativa intermunicipal, originada de uma pesquisa do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ele integra
coordenações de Educação Especial das redes de ensino municipais da Região da Costa Verde/RJ que, de forma colaborativa, buscam transformar suas culturas, políticas e práticas. Uma das etapas do programa foi o I Fórum do Programa Inclusão em Redes que visou fortalecer a articulação descentralizada e em rede, com desdobramentos em ações concretas para a consolidação da inclusão em educação na região. Este artigo, fundamentado na Teoria Crítica da Sociedade, apresenta e analisa as políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência na região, detalhando a organização e execução do Fórum. As conclusões indicam que o Programa Inclusão em Redes, através da sua abordagem de pesquisa-ação e do trabalho colaborativo, representa possibilidades de democratização do ensino e a desbarbarização da sociedade, revelando potencialidades e fragilidades das instituições educacionais.

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Biografía del autor/a

Alessandra Andrade Cardoso, PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA

 

                                                                                                   

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

CARDOSO, Alessandra Andrade. Ação política e pedagógica intermunicipal - I fórum do programa inclusão em redes: ’políticas de educação especial, formação humana e afirmação da diversidade’. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 262–279, 2025. DOI: 10.5965/198431782122025262. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/24092. Acesso em: 19 dic. 2025.