Ação política e pedagógica intermunicipal - I fórum do programa inclusão em redes: 'políticas de educação especial, formação humana e afirmação da diversidade’
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782122025262Palabras clave:
educação especial, políticas públicas, trabalho colaborativoResumen
O Programa Inclusão em Redes: políticas de educação especial, formação humana e afirmação da diversidade é uma iniciativa intermunicipal, originada de uma pesquisa do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ele integra
coordenações de Educação Especial das redes de ensino municipais da Região da Costa Verde/RJ que, de forma colaborativa, buscam transformar suas culturas, políticas e práticas. Uma das etapas do programa foi o I Fórum do Programa Inclusão em Redes que visou fortalecer a articulação descentralizada e em rede, com desdobramentos em ações concretas para a consolidação da inclusão em educação na região. Este artigo, fundamentado na Teoria Crítica da Sociedade, apresenta e analisa as políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência na região, detalhando a organização e execução do Fórum. As conclusões indicam que o Programa Inclusão em Redes, através da sua abordagem de pesquisa-ação e do trabalho colaborativo, representa possibilidades de democratização do ensino e a desbarbarização da sociedade, revelando potencialidades e fragilidades das instituições educacionais.
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