Sobre a Revista

  • FOCO E ESCOPO

A Revista recebe artigos, relatos de experiência e entrevistas ORIGINAIS e INÉDITOS para publicação, de autores brasileiros e estrangeiros, que tratem de temas preferencialmente no campo da Arte e da Educação resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas, discussões políticas etc. Para artigos originados de dissertações ou teses, a/o autor/a deverá informar tal condição/situação no momento. Excepcionalmente, poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. As principais temáticas da Revista são: a Educação, a Arte, a Inclusão e seus temas correlatos

 

  • POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO

A publicação de artigos está condicionada a, no mínimo, dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc num processo de avaliação às cegas, respeitando-se a porcentagem de 75% dos parceristas serem membros externos à instituição e/ou país.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Educação ou a Arte, ou ao tema da Inclusão e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

A Revista Educação, Artes e Inclusão adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do trabalho via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto ao cumprimentos das Normas da Revista.

a) Obedecer ao número de páginas definido para o padrão da revista.

b) Obedecer aos critérios de formatação do texto, Materiais Gráficos, Citações, Referências, como especificado nas Diretrizes para Autores.

2.1 - Caso hajam correções a serem feitas, a Equipe Editorial encaminhará aos autores uma solicitação acompanhada de um formulário com os itens que necessitam de revisão/correção.

2.2 - Caso o trabalho submetido não cumpra os critérios mínimos especificados nas Normas da Revista, o mesmo será devolvido aos autores, com apresentação da devida justificativa de devolução.

3 - Encaminhamento para avaliação dos pareceristas.

a) Avaliar se o trabalho apresenta uma contribuição original e inédita para o campo de pesquisa específico;

b) Considerar se o trabalho, necessariamente, enquadra-se na linha editorial da revista;

c) Avaliar a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica;

d) Apresentar correção de linguagem;

e) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou relatos com pareceres favoráveis (aprovados sem restrições ou com restrições) são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao(s) autor(es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas.

4.2 - Os artigos, relatos de experiência e/ou entrevista com um parecer favorável e outro contrário (uma aprovação e uma rejeição) são encaminhados para um terceiro parecerista, para desempate.

  • ATENÇÃO: Neste periódico, nos casos de trabalhos que recebem um aceite e uma rejeição, adota-se a política de remeter as considerações dos primeiros avaliadores para os autores, de modo que estes possam realizar alterações e ajustes antes que o trabalho siga para avaliação de desempate por um terceiro avaliador.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários (rejeitados) serão diretamente recusados.

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo, relato de experiência ou entrevista ocorrerão apenas após o recebimento do texto corrigido (caso requerido), pela Equipe Editorial.

5 - Tempo médio para avaliação

O tempo médio previsto para o processo avaliativo (considerando desde o recebimento, avaliação e aprovação final do artigo) é de 2 a 3 meses. Em casos específicos, este período pode ser encurtado ou alargado. 

  • Prazo de avaliação inicial pela Equipe Editorial: 15 dias.
  • Prazo de revisão inicial pelos autores (caso necessário): 10 dias. 
  • Prazo de avaliação dos pareceristas: 15 dias. 
  • Prazo para correções finais pelos autores (caso necessário): 10 dias. 

De antemão, ressaltamos que os prazos para publicação podem ser drasticamente alterados, considerando todas as etapas do processo avaliativo e o grande fluxo de recebimento de artigos em nosso periódico.

 

  • PERIODICIDADE

A Revista Educação, Artes e Inclusão é de periodicidade anual (a partir do ano de 2021), com dois fascículos por ano: uma edição em sistema de publicação contínua e outra edição dedicada à um dossiê temático. 

  • Edição em fluxo contínuo:  opera por meio de fluxo contínuo de submissões (recebimento de artigos a todo momento) e publicação dos artigos logo após sua editoração. A edição é aberta no início do ano e só é fechada após a publicação do último artigo, ao final do ano. Para compreender maiores detalhes sobre a publicação contínua, recomendamos a leitura deste editorial
  • Dossiê temático: publicação anual, que pode ser organizada por proponentes externas/os ou convidadas/os pela revista para realizarem avaliação e organização de textos relativos à temas mais específicos, dentro do escopo da revista. 

 

  • TAXAS (POLÍTICA DE ACESSO ABERTO)

A Revista Educação, Artes e Inclusão é um periódico com Política de Acesso Livre, licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional e editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina, portanto, NÃO HÁ COBRANÇAS DE TAXAS para leitura, submissão, avaliação ou publicação de artigos (NO CHARGES), seguindo o principio de incentivar a produção acadêmica de forma gratuita e fomentando o intercâmbio de conhecimento.

 

  • RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA AUTORAL

Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão, do Grupo de Pesquisa Formação, Arte e Processos Políticos Contemporâneos ou do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

 

  • CÓDIGO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS PARA PUBLICAÇÃO

Editores

  1. Toda decisão editorial é fundamentada na originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais para atendimento ao escopo da revista.

Avaliadores

  1. A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.
  2. As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade.
  3. O avaliador deve se certificar e informar aos editores de qualquer potencial conflito de interesse antes do aceite da avaliação ou durante o processo.
  4. Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo avaliado, o avaliador deve comunicar o editor.
  5. Os pareceres devem justificar a decisão do avaliador e contribuir, sempre que possível, para a melhora do trabalho avaliado.

Autores

A indicação de autoria em um artigo científico se deve apenas àqueles que:
a) contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados);
b) participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;
c) responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo

O(s) autor(es) deve(m) declarar a existência de conflito de interesses quando for o caso.

Manifestação de preocupação
A Revista Educação, Artes e Inclusão não aceita artigos já apresentados na íntegra em eventos científicos.
Para artigos originados de dissertações ou teses o autor deverá informar tal condição/situação no momento da submissão no campo notas para o editor e, caso o texto seja aprovado, deverá constar em nota de rodapé esta informação.

Nossas diretrizes para o código de ética tem por base as orientações da COPE. Outras situações ou casos omissos, serão resolvidos considerando as diretrizes do referido comitê. 

 

  • CONFLITO DE INTERESSES

O conflito de interesses pode ser de ordem acadêmica, pessoal, política, comercial, financeira ou, ainda, de outra natureza. O conflito de interesses é um processo ou uma situação em que autores, revisores ou editores possuem interesses, visíveis ou não, que podem influir na produção dos dados, na redação ou na avaliação/revisão do manuscrito. O processo de revisão por pares, a atividade dos editores e a credibilidade das informações presentes nos manuscritos estão associados à gestão do conflito de interesses.
As/Os autoras/es do manuscrito deve(m) informar obrigatoriamente se existe ou não conflito de interesses por meio de uma declaração. Esta deverá ser obrigatoriamente anexado no Passo 4 – transferência de documentos suplementares. Nos manuscritos em que houver conflito de interesses essa informação deverá constar obrigatoriamente em uma nota de rodapé presente no início do texto.
As/Os revisoras/es devem obrigatoriamente informar a equipe editorial da revista sobre a presença de conflito de interesses declarando-se não qualificados para proceder à avaliação do manuscrito.
As/Os avaliadoras/es ad hoc deve(m) obrigatoriamente dar ciência aos editores da Revista de quaisquer conflitos de interesse que possam ter influência em sua opinião sobre o manuscrito, e, se for o caso, deve(m) declarar-se não qualificado(s) para dar-lhe parecer.
As/Os editoras/es, por sua vez, deve(m) obrigatoriamente comunicar ao Conselho Editorial da revista caso haja conflito de interesses relativamente ao manuscrito, para que o processo de avaliação seja acompanhado pelo colegiado de forma transparente.

 

  • VERIFICAÇÃO DE ORIGINALIDADE (DETECÇÃO DE PLÁGIO)

A revista Educação, Artes e Inclusão é membro do Similarity Check, iniciativa lançada pela Crossref que reúne vários periódicos com o objetivo de proteger a originalidade dos conteúdos que publicam. A Verificação de Similaridade usa o software iThenticate para detectar coincidências e semelhanças entre os textos sob avaliação e aqueles publicados anteriormente em outras fontes.

 

  • POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DIGITAL 

A Revista Educação, Artes e Inclusão é hospedada no Portal de Periódicos Udesc, o que garante a preservação de seu conteúdo digital por meio do Open Journal System, a partir do sistema PKP PN. A recuperação dos dados está garantida por meio de backups periódicos realizados pela Udesc. O conteúdo também é preservado pela Rede Cariniana, a qual faz parte do programa LOCKSS.