Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista recebe artigos, relatos de experiência e entrevistas ORIGINAIS e INÉDITOS para publicação, de autores brasileiros e estrangeiros, que tratem de temas preferencialmente no campo da Arte e da Educação resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas, discussões políticas etc. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. As principais temáticas da Revista são: a Educação, a Arte, a Inclusão e seus temas correlatos. A revista poderá organizar eventualmente um dossiê temático.

A Revista Educação, Artes e Inclusão é um periódico com Política de Acesso Livre, licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional e editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina, portanto, NÃO HÁ COBRANÇAS DE TAXAS para submissão, avaliação ou publicação de artigos (NO CHARGES).

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos está condicionada a, no mínimo, dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc num processo de avaliação às cegas, respeitando-se a porcentagem de 75% dos parceristas serem membros externos à instituição e/ou país.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Educação ou a Arte, ou ao tema da Inclusão e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

A Revista Educação, Artes e Inclusão adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do trabalho via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto ao cumprimentos das Normas da Revista.

  • a) Obedecer ao número de páginas definido para o padrão da revista.
  • b) Obedecer aos critérios de Formatação do texto, Materiais Gráficos, Citações, Referências, como especificado nas Diretrizes para Autores.

2.1 - Caso hajam correções a serem feitas, a Equipe Editorial encaminhará aos autores uma solicitação acompanhada de um formulário com os itens que necessitam de revisão/correção.

2.2 - Caso o trabalho submetido não cumpra os critérios mínimos especificados nas Normas da Revista, o mesmo será devolvido aos autores, com apresentação da devida justificativa de devolução.

3 - Encaminhamento para avaliação dos pareceristas.

  •  a) Avaliar se o trabalho apresenta uma contribuição original e inédita para o campo de pesquisa específico;
  • b) Considerar se o trabalho, necessariamente, enquadra-se na linha editorial da revista;
  • c) Avaliar a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica;
  • d) Apresentar correção de linguagem;
  • e) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

 4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis (aprovados sem restrições ou com restrições) são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao(s) autor(es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas.

4.2 - Os artigos, relatos de experiência e/ou entrevista com um parecer favorável e outro contrário (uma aprovação e uma rejeição) são encaminhados para um terceiro parecerista, para desempate.

  • a) Neste periódico, nos casos de trabalhos que recebem um aceite e uma rejeição, adota-se a política de remeter as considerações dos primeiros avaliadores para os autores, de modo que estes possam realizar alterações e ajustes antes que o trabalho siga para avaliação de desempate por um terceiro avaliador.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários (rejeitados) serão diretamente recusados.

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo, relato de experiência ou entrevista ocorrerão apenas após o recebimento do texto corrigido (caso requerido), pela Equipe Editorial.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

I - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (avaliação por pares as cegas/blind peer review).

II - A revista utiliza sistema de controle de plágio nos artigos submetidos. Os artigos são submetidos no software de controle de plágio durante o processo de avaliação preliminar, antes de serem encaminhados para avaliação.

III - A Revista Educação, Artes e Inclusão é editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina e NÃO HÁ COBRANÇA DE TAXAS para submissão, avaliação ou publicação de artigos (no charges).

IV - O tempo médio previsto para o processo avaliativo (considerando desde o recebimento, avaliação e aprovação final do artigo) é de 2 a 3 meses. Em casos específicos, este período pode ser encurtado ou alargado. 

  • Prazo de avaliação inicial pela Equipe Editorial: 15 dias.
  • Prazo de revisão inicial pelos autores (caso necessário): 10 dias. 
  • Prazo de avaliação dos pareceristas: 15 dias. 
  • Prazo para correções finais pelos autores (caso necessário): 10 dias. 

Periodicidade

A revista Educação, Artes e Inclusão é de periodicidade anual em publicação contínua, a partir do ano de 2021. Ou seja, o sistema de recebimento opera por meio de fluxo contínuo de submissões (recebimento de artigos a todo momento). 

De antemão, ressaltamos que os prazos para publicação podem ser drasticamente alterados, considerando todas as etapas do processo avaliativo e o grande fluxo de recebimento de artigos em nosso periódico. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Para a preservação digital, esta revista utiliza o sistema PKP PN no Open Journal System.

 

Sponsors

Agradecimentos a FAPESC, CNPq e CAPES pelo apoio constante as ações de Pesquisa e portanto aos conhecimentos veiculados na revista.

Histórico do periódico

 

A Revista Educação, Artes e Inclusão foi criada em 2008, no contexto do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI-UDESC), com o intuito de divulgar os estudos na área de Ensino de Arte e Inclusão. No entanto, com o passar dos anos, a Revista tem recebido contribuições de pesquisas oriundas de outras áreas de conhecimento, ampliando seu escopo para estudos no campo da Educação, das Artes e da Inclusão.

A Revista é organizada e editada pelos membros do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI-UDESC), que compreendem desde graduandos do curso de Artes Visuais do CEART/UDESC até estudantes de Mestrado/Douturado do PPGAV/UDESC. 

Para saber mais sobre o GPEAI/UDESC, acesse: http://www.artepesquisa.ceart.udesc.br/