Acessibilidade e tecnologia assistiva para a locomoção de estudante com agenesia de membros superiores e má formação de membro inferior

relato de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782122025237

Palabras clave:

tecnologia assistiva, locomoção de estudante, agenesia, má formação de membros

Resumen

Este estudo apresenta um relato de caso de uma estudante de escola especial com dificuldades para realização de atividades pedagógicas. O trabalho objetiva contribuir para a melhoria da locomoção da estudante propiciando autonomia e independência para a realização de atividades com uma cadeira de rodas eletromotorizada. Trata-se de recorte de estudo de doutoramento descritivo, com abordagem qualitativa. Foram instrumentos utilizados: questionário WHOQOL- 100 pré e pós-utilização da cadeira de rodas automatizada, observações descritas em um diário e a Escala visual analógica de satisfação. A estudante utilizou a cadeira durante 15 dias, com sessões de orientação de uso realizadas virtualmente. Os resultados encontrados na pré- e pós-utilização da cadeira revelaram melhora na percepção da qualidade de vida da estudante, nas facetas referentes aos níveis de independência e relações sociais. Os relatos apresentados corroboraram com os resultados preenchidos na escala de satisfação comprovando os benefícios ocasionados em sua casa, para sua locomoção, comunicação e interação com familiares. Conclui-se que o relato de caso foi fundamental para avaliar o impacto do uso da tecnologia assistiva, assim como a utilização dos instrumentos para verificação da melhora na qualidade de vida da estudante. A relevância social da pesquisa se encontra na possibilidade de usá-la como referência para o desenvolvimento de outros recursos e de outros estudos com as devidas especificidades necessárias ao atendimento de estudantes com deficiência física, como a agenesia de membros, e impossibilidade de autonomia em sua locomoção, promovendo assim autonomia e inclusão seja no ambiente escolar, ou ambientes públicos e privados.

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Biografía del autor/a

Giullia Rinaldi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003) e licenciatura em Pedagogia pela Faculdade São Braz (2014). É Doutora em Educação pela Universidad San Lorenço (2020) e Doutora em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021-bolsista CAPES). Atualmente é professora de graduação e pós-graduação presencial da FAE Centro Universitário, em diferentes cursos com a disciplina de Metodologia Científica e da Pesquisa, Estágio Supervisionado e Investigação Científica. É servidora efetiva do Quadro Próprio do Magistério na disciplina de Educação Física da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná. 

Auristela Duarte de Lima Moser, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997), Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina . Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e orientadora Mestrado e Doutorado do Programa de Post Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR (PPGTS). Desenvolve Projetos e intervenções em Educação e treinamento para implantação do Modelo Biopsicossocial na abordagem dos Profissionais de Saúde e de outras áreas de atenção às necessidades sócio-ambientais. 

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

NUNES NOGUEIRA NETO, Guilherme; RINALDI, Giullia; MOSER, Auristela Duarte de Lima. Acessibilidade e tecnologia assistiva para a locomoção de estudante com agenesia de membros superiores e má formação de membro inferior: relato de caso. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 237–261, 2025. DOI: 10.5965/198431782122025237. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/23723. Acesso em: 19 dic. 2025.