Características identitárias do ser professor de Dança de Salão

Autores/as

  • Katiusca Marusa Cunha Dickow Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813012017121

Palabras clave:

Educação, Dança, Docência, Artes,

Resumen

O presente artigo, tem o intuito de discutir a formação de professores em Dança de Salão, trazendo reflexões sobre as características identitárias e constitutivas do Ser professor nessa área. A necessidade dessas reflexões surgiu da insuficiência dos meios formativos da Dança de Salão, no que se refere à capacitação específica e abrangente desse campo de trabalho. Para a identificação das variáveis da pesquisa, foi utilizado o instrumento Cartas, escritas por profissionais, formados diretamente pelo sujeito entrevistado, intencionalmente escolhidos. A análise das variáveis da investigação revelou que as caraterísticas identitárias do Ser professor de Dança de Salão auxiliam na construção de seus saberes docentes, realimentando, por sua vez, a permanente avaliação do que se é, tendo como resultado uma base representativa para a definição do Ser de um professor da Dança de Salão.

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Biografía del autor/a

Katiusca Marusa Cunha Dickow, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação - PUC/RS. Especialista em Teoria e Movimento da Dança com Ênfase em Dança de Salão - FAMEC/PR. Bacharelada e Licenciada em Dança - FAP/PR

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Publicado

2017-04-01

Cómo citar

CUNHA DICKOW, Katiusca Marusa. Características identitárias do ser professor de Dança de Salão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 121–140, 2017. DOI: 10.5965/1984317813012017121. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8338. Acesso em: 19 may. 2024.