PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL, POSSÍVEIS ENCONTROS.

Autores/as

  • Nanci Cecilia de Oliveira Veras Ufsc e Prefeitura de Palhoça

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781112015074

Palabras clave:

educação, surdo, língua, bilinguismo, psicopedagogia.

Resumen

A proposta desse artigo é refletir sobre a psicopedagogia institucional no âmbito educacional, no contexto da educação de surdos, além de contextualizar a educação de surdos de modo histórico e contribuir para a discussão referente à educação bilíngue de surdos e práticas alusivas à psicopedagogia institucional no campo educacional. Discutiremos nesse aspecto a diferença entre o bilinguismo individual e o bilinguismo social e diferentes compreensões acerca do que venha a ser uma pessoa bilíngue. Assim como implicações contidas na valorização do surdo como sujeito bilíngue no contexto social. Analisaremos, também, aspectos da psicopedagógica no âmbito institucional e em conjunto com contribuições teóricas compartilhadas na interpretação de fenômenos no campo educacional com ênfase na reflexão acerca do desenvolvimento da criança surda, dificuldades de aprendizagem e aspectos psicopedagógicos. A metodologia utilizada foi bibliográfica-descritiva e teve como base a averiguação de aspectos relacionados à educação de surdos e práticas psicopedagógicas institucionais, com ênfase nos aspectos históricos, mitológicos, culturais.

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Biografía del autor/a

Nanci Cecilia de Oliveira Veras, Ufsc e Prefeitura de Palhoça

Psicologa - Creas- Palhoça Licenciatura em Letras Libras Psicopedagoga Acadêmica de Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva

Publicado

2015-10-02

Cómo citar

OLIVEIRA VERAS, Nanci Cecilia de. PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL, POSSÍVEIS ENCONTROS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 74–88, 2015. DOI: 10.5965/198431781112015074. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/6320. Acesso em: 19 may. 2024.