CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

Autores/as

  • Sabatha Catoia Dias Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Leitura, ensino e aprendizagem, professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, concepções docentes, ideário histórico-cultural.

Resumen

Este estudo, vinculado à Linguística Aplicada, tem como tema leitura, entendida como coconstrução de sentidos. O objetivo é descrever analiticamente concepções docentes sobre as práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, fazendo-o com foco no domínio axiológico do ato de ler. Assim, pretende-se responder à seguinte questão: Em se tratando de como professores de Português dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas estaduais de Florianópolis/SC, informam trabalhar com leitura – com foco em sua ancoragem axiológica -, é possível depreender fundamentos do ideário histórico-cultural? Para responder a questão, analisam-se respostas obtidas por meio de entrevistas. O aporte teórico constitui-se de estudos de gêneros discursivos de Bakhtin (2010 [1952/53]) e de teorias de letramento, com base no pensamento de Street (1984, 1988, 2003), Barton (1994), entre outros. A análise dos dados depreende concepções docentes ainda difusas emergindo como ecos do ideário histórico-cultural. Assim, a contribuição deste estudo reside no desvelamento da necessidade de ressignificações acadêmicas nas formações docentes, considerando o compromisso da universidade com a excelência da ação pedagógica na escola pública.

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Biografía del autor/a

Sabatha Catoia Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do curso de Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, atuante na área de ensino e aprendizagem de língua materna.

Publicado

2013-12-23

Cómo citar

DIAS, Sabatha Catoia. CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 18–42, 2013. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3954. Acesso em: 17 may. 2024.