Corpos, feminilidades e performance em Dança

relatos de uma experiência artística-educativa transformadora

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782122025213

Palabras clave:

corpo, feminilidades, performance, dança, ensino

Resumen

O presente trabalho parte de uma experiência artística-educativa em um projeto de instalação-performance em Dança, numa universidade privada no Rio Grande do Sul, voltado para o tema da violência contra as mulheres. Analisou-se, a partir da perspectiva de sete acadêmicas de Psicologia e intérpretes-criadoras do projeto, como práticas pautadas numa pedagogia performativa em Dança podem contribuir para uma formação universitária crítica, sensível e engajada. Para o processo criativo, utilizou-se estímulos visuais, auditivos, táteis, técnicas de Dança contemporânea e registros diários da experiência. O aprendizado alcançado nesse processo possibilitou construir corpos capazes de romper limites pessoais, apropriando-se da sua capacidade de transformação, além de fortalecer a concepção de coletividade e o prazer na convivência. Ocupar o espaço universitário no intuito de nele provocar fissuras, mostrou-se ser uma pedagogia problematizadora, atravessada pela experiência. Da mesma maneira, o rompimento com o fatalismo fomentado pelo machismo estrutural se materializou no desejo de participação na construção de uma sociedade diferente para as mulheres. Assim, os conceitos teóricos trabalhados em aula se corporificaram e extrapolaram as paredes, trazendo consigo o lugar político do corpo quando as intérpretes-criadoras passam a apoderar-se da universidade de um outro lugar: o da denúncia, do protagonismo, da luta e da conquista.

 

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Biografía del autor/a

Monise Gomes Serpa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É formada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Licenciada em Psicologia pela UFS, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Doutora em Educação pela UFRGS e graduanda em Licenciatura em Dança pela UFRGS.  Desenvolve projetos artístico de instalação-performance voltados para o tema do feminino e os seus desafios na contemporaneidade. Atualmente tem se voltado para os estudos do corpo em Dança, tendo como foco os processos criativos assim como as suas contribuições para os processos de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

SERPA, Monise Gomes. Corpos, feminilidades e performance em Dança: relatos de uma experiência artística-educativa transformadora . Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 213–236, 2025. DOI: 10.5965/198431782122025213. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/23119. Acesso em: 19 dic. 2025.