Levando matemática e alegria para uma criança em tratamento com leucemia linfoide aguda

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020389

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Lúdico, Leucemia Linfoide Aguda,

Resumen

Neste artigo são apresentados dados sobre como acontece o ensino de uma criança com Leucemia Linfoide Aguda nos anos iniciais da Educação Básica, impossibilitada de ir para a escola em virtude do internamento hospitalar e do tratamento de saúde. Trata-se de um estudo de caso, fundamentado num levantamento bibliográfico e no desenvolvimento de aulas de Matemática, tendo como prática metodológica o ensino e aprendizagem através do lúdico. A investigação mostrou que os jogos, bem como outros recursos didáticos, em um contexto de alegria, favoreceram para a criança a construção de conhecimentos, além de proporcionarem momentos de convívio que lhe ajudaram a lidar com as mudanças de rotina. No que diz respeito a formação docente, a pesquisa foi muito importante, pois proporcionou aos envolvidos uma experiência distinta, permitindo conhecer uma aluna em cuidados terapêuticos e a trabalhar em situações adversas, e saber como o Estado do Paraná e o Município de Foz do Iguaçu participam desse processo, o que contribui muito para a formação de professores de Matemática.


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Biografía del autor/a

Kelly Maiara Masur da Silva dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática pela Unioeste campus de Foz do Iguaçu-PR.

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora mestre e membra do colegiado de Matemática da Unioeste campus de Foz do Iguaçu-PR.

Eliane Pinto de Góes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Doutora e membra do colegiado de Enfermagem da Unioeste.

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Doutor e membro do colegiado de Matemática da Unioeste campus de Foz do Iguaçu-PR.

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Publicado

2020-07-01

Cómo citar

MAIARA MASUR DA SILVA DOS SANTOS, Kelly; LUCENA CAMARGO DE ALMEIDA KLAUS, Vanessa; PINTO DE GÓES, Eliane; LÜBECK, Marcos. Levando matemática e alegria para uma criança em tratamento com leucemia linfoide aguda. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 389–411, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020389. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15188. Acesso em: 18 may. 2024.