Inclusão e equidade nas oportunidades de ensino: o estudante surdo no contexto da educação inclusiva

Autores/as

  • Jurandir de Almeida Araújo Fundação Visconde de Cairu

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019218

Palabras clave:

Educação de Surdos, Educação Inclusiva, Equidade,

Resumen

Inclusão e equidade são temas atuais e bastante discutidos nos diferentes setores da sociedade brasileira, e na escola não é diferente. A inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula da escola regular, por exemplo, tem gerado discussões calorosas no meio escolar e acadêmico e, por conseguinte, um significativo número de estudos tratando do assunto. Assim, objetiva-se com este artigo tecer uma análise crítico/reflexiva acerca da inclusão de alunos surdos na escola da rede regular ensino a partir do ponto de vista de uma estudante surda. De abordagem social qualitativa, o estudo de caso foi escolhido para traçar e compor o itinerário da pesquisa. Em linhas gerais, o estudo revelou que há ainda um longo caminho a ser percorrido, tanto pelas escolas da rede pública quanto da rede privada, para se tornarem de fato inclusivas, uma vez que não oferecem, em sua maioria, a todas as pessoas equidade nas oportunidades de ensino. Em relação ao estudante surdo, evidenciou que o uso da Libras no contexto escolar e de sala de aula configura-se como um elemento potencializador no processo de ensino aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Jurandir de Almeida Araújo, Fundação Visconde de Cairu

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Pedagogia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de Pesquisa Educação , Desigualdade e Diversidade e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps). Professor do curso de Pedagogia da Fundação Visconde de Cairu (FVC) e do curso de Pedagogia EAD/UNEB.

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Publicado

2020-04-01

Cómo citar

ARAÚJO, Jurandir de Almeida. Inclusão e equidade nas oportunidades de ensino: o estudante surdo no contexto da educação inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 218–237, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019218. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14229. Acesso em: 17 may. 2024.