A atualidade da música nos cursos de Pedagogia no Brasil

Autores/as

  • Anderson Carmo de Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Celso Garcia de Araújo Ramalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019074

Palabras clave:

Música e educação, Formação de pedagogos, Formação musical superior, Artes na pedagogia.

Resumen

O presente artigo é resultado da pesquisa realizada durante os anos de 2016 e 2017 acerca dos conhecimentos de música presentes nos currículos dos cursos de Pedagogia nas universidades públicas brasileiras. Investigamos como se apresentam as diversas denominações que ora se referem às disciplinas e ora a conteúdos, também a ausência de qualquer referência à música durante os dois últimos séculos; e como ainda hoje a música interage com os currículos de Pedagogia atuais. Parte-se da perspectiva de que o conhecimento musical é fundamental para os cursos de Pedagogia de forma não polivalente, e que há a indicação da importância do estudo do fenômeno musical na legislação que regulamenta a formação de pedagogas. Num país tão musical em que canto e dança, corpo e voz, pulsam e vibram em ações culturais e educativas, a música dimensiona o que somos e como nos tornamos humanos no Brasil. Junto ao fenômeno da música conhecemos o mundo em nosso fazer mais próprio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Carmo de Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

M.e Anderson Carmo de Carvalho Professor de Educação Musical da SME-RJ Pedagogo - UERJ Educador Musical - UFRJ Mestre em Música - Educação Musical - UFRJ Doutorando em Música - Educação Musical - UNIRIO

Celso Garcia de Araújo Ramalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Poética (Ciência da Literatura) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Bacharel em Música: habilitação em violão (UFRJ) com bolsa FUJB e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música (CBM-CEU). Foi professor efetivo no Estado do RJ (2005-2006) e na UFES (2006-2010), pesquisador-bolsista FAPES (2008) e recebeu apoio da lei de incentivo à cultura da Serra/ES para gravação fonográfica. Foi contemplado pelo projeto RUMOS Itaú Cultural (2001) com o quinteto de violões A Camarilha. Participou da gravação do CD duplo Livro das Canções do grupo Música Surda com apoio da FAPERJ (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa articulando as possibilidades de diálogo entre as áreas de letras, filosofia e música; trabalhando fundamentalmente os conceitos de Linguagem, Música e Poesia. Coordenou de 2012 a 2018 o subprojeto PIBID-Música na UFRJ, com apoio MEC/CAPES. Coordena o projeto de extensão Música Surda: co-memorando a canção como reunião poética originária com apoio do edital PROFAEX 2018. É integrante do grupo Camerata Dedilhada da UFRJ como pesquisador, intérprete e compositor; grupo vinculado à projetos de pesquisa e extensão na UFRJ e apoiado pela FAPERJ desde 2016. Atua em parceria de ensino e pesquisa com o Orquestra nas Escolas junto ao grupo Camerata de Choro Orsina da Fonseca da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ocupou cargos de representação e administração na Ufes e Ufrj atuando como coordenador de curso, chefe de departamento, diretor adjunto e representante em conselhos da universidade.

Citas

BACHELARD, G. A filosofia: filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Editorial Presença, 1991.: filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Editorial Presença, 1991.

BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: LeYa, 2013.

BRASIL. Coleções de Leis de 1961-v. V Atos do Poder Legislativo: leis de julho á Setembro. [S.l.]: [s.n.]. 20 dez. 1961a.

______. Lei de 15 de Outubro de 1827. Coleção das Leis do Império (1808-1889). Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Imperio. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html> Acesso em: 04 abr. 2016.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961. [S.l.]: [s.n.]. 20 dez. 1961b.

_______. Lei n. 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências., Brasília, 01 abr. 1971. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 12 mar. 2016.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Senado Federal, 20 dez. 1996. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2016.

______. MEC. Parecer CNE/CEB nº 12, de 04 de dezembro de 2013. Diretrizes nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14875-pceb012-13&category_slug=dezembro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 30 jan. 2015.

______. Decreto, o Regimento Interno para as Escolas Publicas de Instrução primária. Coleção das Leis do Império (1808-1889). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html"http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html> Acesso em: 04 abr. 2016.

_____. Decreto. Lei orgânica do ensino normal. Coleção de Leis do Brasil - 1946, Página 646 Vol. 1. D. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html"http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em: 04 abr. 2016.

______. Decreto. Reforma o ensino primario e secundario no municipio da Côrte e o superior em todo o Imperio. In: Coleção de Leis do Império do Brasil - 1879, Página 196 Vol. 1 pt. II. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html"http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html> Acesso em: 06 Setembro 2015.

______. Decreto. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Diário Official - 1/5/1931, Página 6945. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html"http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html>. Acesso em: 06 Setembro 2015.

______. Conselho nacional de educação (2006). Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em 10 fev. 2013.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997. v. 6: Arte. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf>. Acessado em 15/10/2015

______. Parecer n.º 251/62. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (1962). Fixa o currículo mínimo e a duração do curso de Pedagogia. Documenta. n.º 11, p. 59-66.

______. Presidência da República. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm>. Acesso em: 27 jun 2015

_______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 2011(Atualizado). Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394>. htm Acesso em 05 abr. 2017.

_______. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm>

CAMBI, F. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São paulo: Fundação Editora UNESP (FEU), 1999. 701 p. Títutlo Original: Storia della pedagogia.

CARVALHO, Anderson. A música na formação em pedagogia: Uma perspectiva a partir das graduações no estado do Rio de Janeiro, 2017. Dissertação de Mestrado. Escola de Música da UFRJ, 2017. Rio de Janeiro. 206p. In: javascript:open_window("https://minerva.ufrj.br/F/8D7K2YK8YIPQGRV5F9LE1RRSK9A8VXXCMMB24THUPA11LP5GY8-25593?func=service&doc_library=UFR01&doc_number=000861853&line_number=0001&func_code=WEB-BRIEF&service_type=MEDIA");.

CHAMBOULERYON, R. Jesuítas e as crianças no Brasil quinhentista. In: PRIORE, M. D. História das crianças no Brasil. 6ª. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 55-83.

FERNANDES, F. A organização da sociedade Tupinambá. São Paulo: Hucitec/Brasília, UnB, 1989.

DALLABRIDA, I. C. Formação musical no curso de pedagogia: (des)afiando o professor unidocente. In: X ANPED SUL, Florianópolis, 26-29 out. 2014. Anais... Florianópolis: ANPED, 2014.

FIGUEIREDO, S. L. The music preparation of generalist teachers in Brazil. 2003. 364f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculty of Education, Language and Community Services, Royal Melbourne Institute of Technology, Melbourne, Austrália, 2003.

FONTERRADA, M. T. D. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª. ed. São Paulo: UNESP, 2008. 365 p.

FUKS, R. O discurso do Silêncio. Rio de Janeiro: Enelivros, v. Série Música e Cultura: I, 1991. 182 p.

_______. O novo sentido do silêncio. Congresso da ANPPOM, 2005, [s.l.]. Anais... [s.l.]: ANPPOM, 2005. p. 100-108., 2005. p. 100-108.

LOUREIRO, A. M. A. O ensino de música na escola fundamental. 4ª. ed. Campinas: Papirus, 2008. 235 p. Coleção Papirus Educação.

QUEIROZ, L. R. S. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da ABEM, Londrina, v. 20 n. 29, p. 23-38, jul.-dez. 2012. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/pdfs/ed29_revistadaabem.pdf.>. Acesso em: 05 jan. 2017.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2ª. ed. Campinas: Autores associados, 2012. 224 p.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação: 500 anos de Educação, v. 14, p. 61-88, mai-ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05>. Acesso em: 03 set. 2015.

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

DE CARVALHO, Anderson Carmo; RAMALHO, Celso Garcia de Araújo. A atualidade da música nos cursos de Pedagogia no Brasil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 074–101, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019074. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14124. Acesso em: 17 may. 2024.