Arte e conhecimento: uma abordagem para o teatro na educação

Autores/as

Palabras clave:

Arte, Teatro, Conhecimento, Cognição, Imaginação

Resumen

Por que arte na educação? As respostas podem ser muitas, advindas de diversos campos de saber, para além, inclusive, do próprio campo da arte. Este ensaio busca abordar a experiência artística como ação cognitiva, de modo a fomentar as discussões que sustentem a presença e permanência das artes, em especial o teatro, na educação. Para tal, propõe uma discussão a parir de pressupostos teóricos – acerca da base metafórica da Cognição Imaginativa (Arthur Efland); da experiência artística como ação globalizadora de conhecimentos (Fernando Hernández); da imaginação como produto e processo de uma materialização estética constituída pela organização singular dos recursos simbólicos socialmente construídos (Vygotsky). Busca destacar a experiência cênica como espaço de conhecimento e produção de sentido, bem como possibilidade de ação, em ampliadas dimensões (Augusto Boal).

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Biografía del autor/a

Libéria Rodrigues Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Setor de Psicologia, Psicanálise e Educação Inclusiva.

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Publicado

2019-04-01

Cómo citar

NEVES, Libéria Rodrigues. Arte e conhecimento: uma abordagem para o teatro na educação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 78–98, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13175. Acesso em: 19 may. 2024.