Inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais: a formação dos licenciandos de geografia

Autores/as

  • Raquel Mendonça Salvalágio Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Roberta Negrão de Araujo Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palabras clave:

Formação Inicial de Professores, Inclusão, Ensino, Geografia,

Resumen

O presente estudo busca compreender a formação inicial dos professores, em especial dos licenciandos em Geografia para a inclusão de educandos que são público alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino regular. Adota, como referenciais teóricos para compreensão da importância da formação docente, Pimenta (1996, 2002 e 2005) e Tardif (2000, 2014), além da análise de documentos legais, como o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura (PPC-2011) ofertado por uma universidade pública do Paraná. Apresenta como questão de investigação: De que maneira as disciplinas do curso de Geografia  contribuem para a formação docente frente à inclusão no ensino regular? A pesquisa bibliográfica fundamentou a coleta de dados, por meio de entrevista, junto aos  licenciandos, tendo como objetivo geral: analisar a formação do licenciando em Geografia frente à inclusão escolar. E como objetivos específicos: (a) Apresentar o curso de Licenciatura em Geografia investigado; (b) Conceituar a formação docente para o ensino; (c) Definir a importância da inclusão do aluno com NEE no ensino regular e (d) Expor e analisar os dados coletados nas entrevistas realizadas com os licenciando em Geografia. Conclui que a formação inicial é indispensável para o bom desenvolvimento do profissional na educação e que esta deve se consolidar por meio da formação continuada.

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Biografía del autor/a

Raquel Mendonça Salvalágio, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CCP (2010-2013); Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase nos Transtornos do Neurodesenvolvimento pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CCP (2016-2017); Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná -UENP/CCP com previsão de conclusão no ano de 2019.

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Publicado

2019-01-01

Cómo citar

SALVALÁGIO, Raquel Mendonça; DE ARAUJO, Roberta Negrão. Inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais: a formação dos licenciandos de geografia. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 142–165, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11856. Acesso em: 19 may. 2024.